FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 12/03/2025 às 15:20
Pub.: 12 de março de 2025

Médica explica características do lipedema, que afeta 18% das mulheres

A doença, que ficou mais conhecida após o caso da modelo Yasmin Brunet, só foi classificada oficialmente há três anos; acúmulo anormal de gordura nos braços e nas pernas é confundido com a obesidade

A endocrinologista Ingrid Cristiane Pereira Gomes, professora do curso de Medicina da Unit - Foto: Instagram @ingridpereriaendocrino

Uma das doenças que tem afetado muitas mulheres no Brasil passou agora a ser mais conhecida do grande público: o lipedema, muitas vezes confundido com sobrepeso ou obesidade. Trata-se de uma doença crônica e sistêmica, caracterizada pelo acúmulo anormal de tecido adiposo subcutâneo, isto é, de gordura, que se concentra principalmente nas pernas e braços, com exceção das mãos e dos pés. Apesar de seus primeiros registros científicos terem sido feitos ainda na década de 1940, a sua classificação e caracterização mais completa só aconteceu em 2022, quando o lipedema entrou para a Classificação Internacional de Doenças (CID-11). 

Em fevereiro deste ano, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) elaborou e publicou, em sua revista científica Jornal Vascular Brasileiro, o documento Consenso Brasileiro de Lipedema pela metodologia Delphi, que apresenta informações e estabelece diretrizes claras para o diagnóstico, o tratamento e o manejo da doença. 

Estimativa recente, divulgada por uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, aponta que o lipedema atinge entre 10% e 18% das mulheres no mundo, incluindo pelo menos 9 milhões de mulheres no Brasil. Entre os casos mais conhecidos, está o da modelo e influenciadora Yasmin Brunet, que se queixava de inchaço e constantes dores nas pernas ao participar de um reality show e, no fim do ano passado, anunciou ter feito um tratamento com exercícios físicos e mudanças na alimentação, o que resultou em alívio das dores e perda de cerca de 15 quilos.

O lipedema é frequentemente confundido com a obesidade, em razão do aparente aumento do volume corporal. No entanto, como esclarece a professora-doutora Ingrid Cristiane Pereira Gomes, médica endocrinologista e docente do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), as duas doenças apresentam características bem diferentes. E uma das principais delas está na distribuição da gordura pelo corpo. “No lipedema, a gordura se acumula de forma simétrica nas pernas e braços, poupando mãos e pés. Já na obesidade, o acúmulo de gordura é mais generalizado. Essa condição é frequentemente acompanhada de dor, sensibilidade e tendência a hematomas, o que não é comum na obesidade”, diz ela. 

Ainda de acordo com Ingrid, o distúrbio pode levar a várias complicações para o corpo e para a saúde em geral, incluindo dor crônica e sensibilidade, que pode interferir nas atividades diárias e na qualidade do sono; dificuldades de mobilidade pelo aumento do volume dos membros; e impacto psicológico, com incidência baixa autoestima, ansiedade e depressão. Em estágios avançados, pode ocorrer linfedema, que é o acúmulo de líquido linfático nos tecidos. 

A endocrinologista diz que as causas exatas do lipedema ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que ele seja influenciado ou motivado por fatores genéticos, hormonais e inflamatórios. “A doença é mais comum em mulheres e pode ser desencadeada por eventos hormonais como puberdade, gravidez e menopausa”, frisa ela.

Como prevenir e tratar

Também não existem ainda formas conhecidas de prevenção contra o surgimento do lipedema, mas os médicos recomendam a detecção precoce, através de exames, e o tratamento adequado para ajudar a controlar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

A doutora Ingrid Pereira cita também que o lipedema não responde bem a dietas e exercícios convencionais, ao contrário do que acontece na obesidade, o que exige a adoção de outras estratégias na mudança no estilo de vida. Elas envolvem a adoção de uma dieta balanceada, com alimentos anti-oxidantes (como carne magra, vegetais de cor escura, azeite, castanha e peixes como atum e salmão), e atividades físicas de baixo impacto, como caminhada, hidroginástica, natação, ioga, pilates e exercícios de fortalecimento muscular. 

Também são recomendadas atividades de fisioterapia e terapia compressiva, com uso de bandagens e meias de compressão. “A intervenção cirúrgica, através da lipoaspiração, pode ser considerada em casos avançados, mas deve ser precedida por tratamento conservador”, ressalta a professora, frisando que as opções de tratamento da doença devem ser analisadas e aplicadas conforme o estágio de cada caso.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação