FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Grecy Andrade
Fonte: Comunic Ativa
Em: 15/05/2025 às 14:31
Pub.: 15 de maio de 2025

Cresce número de acidentes com escorpiões: especialista alerta para cuidados e prevenção

Com aumento de casos na região, o professor Fábio Luiz Oliveira de Carvalho explica como prevenir acidentes com escorpiões e o que fazer em caso de picada 

Cresce número de acidentes com escorpiões: especialista alerta para cuidados e prevenção - Foto: Pixabay

O número de acidentes envolvendo escorpiões tem crescido em diversas regiões do Brasil, inclusive na região Nordeste. Diante desse cenário preocupante, especialistas têm alertado para os riscos à saúde, sobretudo de crianças e idosos, e para a importância de medidas preventivas nas residências e espaços públicos. 

Segundo o especialista em Saúde Pública, Fábio Luiz, os escorpiões são animais peçonhentos que, nos últimos anos, têm se tornado cada vez mais comuns em áreas urbanas, especialmente em locais com acúmulo de entulho, lixo e restos de materiais de construção.

“É essencial conhecer seus hábitos, formas de prevenção e o que fazer em caso de acidente”, afirma Fábio, docente da Ages, instituição integrante do Ecossistema Ânima, que também é biólogo e enfermeiro, com experiência prática no atendimento a casos de urgência. 

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), os casos de picadas de escorpiões no Brasil aumentaram em mais de 250% entre 2014 e 2023, totalizando 1.171.846 notificações no período. As projeções indicam um aumento contínuo, com estimativa de 2.095.146 casos até 2033. 

No Brasil, a região Sudeste apresenta os maiores números de casos notificados entre 2014 e 2023, com 580.013 casos (49,5%), seguida pela região Nordeste, com 439.033 casos (37,5%). 

Segundo o professor, esses animais se escondem com facilidade em locais escuros, úmidos e com presença de insetos, especialmente baratas, que são sua principal fonte de alimento. Os principais esconderijos incluem: pilhas de madeira, telhas e entulhos; lixo mal armazenado; ralos, frestas e buracos em paredes; sapatos, roupas e toalhas deixadas no chão; jardins com muitas folhas secas e pedras. 

Para prevenir a presença desses animais próximos de casa e evitar acidentes, o biólogo recomenda manter a casa e o quintal sempre limpos e livres de entulhos; evitar o acúmulo de lixo e restos de materiais; vedar frestas em paredes, portas e janelas; instalar telas nos ralos e mantê-los sempre tampados; sacudir roupas, calçados e toalhas antes de usar; controlar a população de baratas. 

Em caso de acidente, o docente faz um alerta sobre os sintomas e os primeiros socorros. “A picada de escorpião pode causar dor intensa, inchaço, vermelhidão, suor excessivo e, em casos mais graves, náuseas, vômitos e dificuldade respiratória, especialmente em crianças e idosos. O ideal é lavar o local com água e sabão, manter a pessoa calma e levá-la imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Nada de amarrar, espremer ou cortar a área da picada. Se possível, leve o escorpião (vivo ou morto) para ajudar na identificação da espécie”, reforça. 

Para Fábio, a prevenção ainda é o melhor caminho. “Mantenha o ambiente limpo e seguro para todos. Com informação, atenção e cuidado, é possível reduzir significativamente os acidentes com escorpiões”, finaliza. 

Sobre a Ages 

A Ages nasceu há 42 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais. Atualmente, a Ages conta com mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência, com nota máxima: no campus de Paripiranga. Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 7, 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Além disso, os alunos de Medicina da Ages contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação