FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Ascom | CRF/SE
Fonte: Ascom | CRF/SE
Em: 15/05/2025 às 16:15
Pub.: 16 de maio de 2025

Mês do uso racional de medicamentos: maioria dos brasileiros confia na prescrição por farmacêuticos, aponta ICTQ/Datafolha

Levantamento encomendado pelo ICTQ revela que 54% da população apoia a prática e 64% acredita que ela pode reduzir a automedicação

Mês do uso racional de medicamentos: maioria dos brasileiros confia na prescrição por farmacêuticos, aponta ICTQ/Datafolha - Imagem: Divulgação

Uma pesquisa Datafolha mostrou que 54% dos brasileiros confiam na prescrição de medicamentos por farmacêuticos e que 64% dos entrevistados diz acreditar que isso pode reduzir as chances de automedicação. O levantamento foi encomendado pelo ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) e ouviu 2.009 brasileiros de todas as regiões com idades entre 16 anos ou mais e foi realizado de 1 a 7 de abril deste ano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dentre os participantes que responderam confiar na prescrição de farmacêuticos, 64% têm idades entre 16 e 24 anos e 57% são mulheres. Já a ideia de que a prescrição de medicamentos por farmacêuticos reduziria as chances de alguém se automedicar foi vista em mais da metade de todos os grupos entrevistados, com 67% daqueles que possuem ensino médio e 57% das mulheres.

No Nordeste, os números são expressivos: 56% confiam na prescrição feita por farmacêuticos e 66% acreditam que isso reduziria a automedicação. Esses resultados colocam a região entre as mais favoráveis à prática, empatada com o Sudeste no primeiro indicador e liderando,  junto com ele, a percepção de impacto positivo na redução da automedicação. Isso pode refletir  uma maior valorização do papel clínico do farmacêutico em áreas onde o acesso médico pode ser mais restrito. 

Maioria dos brasileiros confia na prescrição por farmacêuticos, aponta ICTQ/Datafolha - Imagem: Divulgação

O estudo foi realizado por meio de entrevistas presenciais em pontos de fluxo populacional, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de nível de confiança. O público entrevistado representa a população com 16 anos ou mais, conforme dados do Censo IBGE 2022.

Os dados vêm à tona em um momento controverso, em que a prescrição de medicamentos por farmacêuticos, instituída há 12 anos, está sendo questionada judicialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Três resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que disciplinam a prescrição farmacêutica estão suspensas temporariamente por força de liminares judiciais.  

O argumento acolhido para a suspensão das resoluções ignora os vetos à Lei do Médico, que RETIROU do rol de atividades privativas dos médicos prescrição e diagnóstico. E, conforme o resultado da pesquisa, ignora também a opinião do cidadão, que regularmente vai às farmácias de todo o país em busca de resolutividade para os seus problemas de saúde. Resolutividade que ele encontra cada vez mais qualificada.  

Desde 2017, a formação dos farmacêuticos está voltada ao cuidado direto ao paciente e  inclui o desenvolvimento de habilidades para a realização de anamnese, solicitação, realização e  interpretação de exames, entre outras diversas atividades clínicas. 

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos já adotam a prática de prescrição de medicamentos por farmacêuticos.

Automedicação - Além dos dados de percepção, a realidade brasileira reforça a urgência  da pauta: mais de 90% da população se automedica, segundo levantamentos anteriores do  próprio ICTQ e do CFF. Importante ressaltar ainda que o SUS gasta aproximadamente R$ 62 bilhões por ano tratando danos provocados por uso incorreto de medicamentos, cinco vezes mais  do que o sistema gasta provendo as farmácias públicas. 

Outro dado preocupante: o tempo médio de espera por uma consulta no SUS é de 57 dias, podendo ultrapassar 150 dias no Distrito Federal (fonte: DataSUS/SISREG). Nesse cenário, o farmacêutico, presente em milhares de unidades básicas de saúde e farmácias em todo o  país, representa um ponto de acesso imediato, qualificado e seguro.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação