FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 13/06/2025 às 11:14
Pub.: 13 de junho de 2025

Pesquisador sergipano estuda uso de membranas para tratar câncer de pele

Aluno de doutorado da Unit participa de um projeto conjunto com a UFS e com universidades da Espanha e da Irlanda; o estudo abre a possibilidade de tratamentos mais acessíveis e menos invasivos

O pesquisador Pedro Ellison do Nascimento, aluno de doutorado da Unit, participa do desenvolvimento da membrana em Granada, na Espanha - Foto: Acervo pessoal

Um projeto realizado por pesquisadores da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e duas universidades estrangeiras, está investigando o desenvolvimento de membranas que podem ser utilizadas no tratamento contra o câncer de pele. O estudo internacional, coordenado pela professora e pesquisadora Patrícia Severino, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI/Unit), tem parte de seus trabalhos realizada na Faculdade de Farmácia da Universidad de Granada (UGR), em Granada (Espanha), com a participação do pesquisador Pedro Ellison Santos do Nascimento, aluno de doutorado do PBI/Unit. 

O projeto vincula-se à linha de “Pospecção e conversão de produtos vegetais” do programa, pois utiliza produtos naturais para o desenvolvimento de terapias alternativas para o câncer de pele. Ele foi aprovado em uma chamada pública internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aberta para apoiar projetos internacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Além da Unit, da UFS e da UGR, ela também tem a participação de pesquisadores da University of Dublin, em Dublin (Irlanda).

A pesquisa está em sua etapa inicial, com foco no processo de produção das membranas e incorporação do princípio ativo. Em Granada, Pedro Ellison trabalha diretamente com o desenvolvimento da produção de uma membrana através da técnica de layer-by-layer, que consiste na formação de nanofilmes na superfície de membrana. “Por meio dessa técnica é possível aprisionar princípios ativos e assim realizar a entrega controlada de fármacos. Outro fator importante desse trabalho é o direcionamento que vamos dar para esse material, pois o foco de aplicação é para o tratamento do câncer de pele a partir da terapia fotodinâmica, que utiliza o princípio ativo, também chamado de fotossensibilizador para atacar as células cancerígenas”, explica. 

De acordo com o doutorando, essas membranas são feitas a partir da quitosana, um polímero natural que é extraído de crustáceos como caranguejos e camarão. E são submetidas à ação de fotossensibilizadores, substâncias sintéticas ou naturais que possuem a capacidade de interagir com a luz e gerar espécies reativas de oxigênio. “Esse biopolímero apresenta alta biocompatibilidade e biodegradabilidade, sendo uma ótima alternativa para a produção dessas membranas”, diz ele, acrescentando que o principal objetivo do estudo é verificar a eficiência do uso dessa membrana com o princípio ativo incorporado na terapia fotodinâmica, além de entender a eficácia desse tratamento frente ao câncer de pele. 

Ellison acredita que o desenvolvimento de membranas poliméricas representa uma alternativa promissora para o tratamento da doença, pois elas permitem a liberação controlada e localizada de fármacos. “Isso propicia tratamentos menos invasivos, atenuando efeitos adversos e promovendo maior conforto ao paciente oncológico. A sua produção relativamente simples e de baixo custo pode tornar a terapia mais acessível a populações vulneráveis e a regiões com menor infraestrutura de saúde, promovendo maior equidade no acesso ao cuidado. Além disso, por serem membranas produzidas com materiais biodegradáveis, o projeto reforça o compromisso com a sustentabilidade”, argumenta ele. 

Na Espanha

A oportunidade de ir à Espanha surgiu a partir da aprovação do projeto no edital do CNPq e também de uma colaboração já existente entre a professora Patrícia Severino e duas pesquisadoras da UGR: a espanhola Beatriz Clares Naveros e a brasileira Raquel de Melo Barbosa, que têm ampla expertise na área da biotecnologia e também participam do projeto. 

Pedro, que é graduado e mestre em Química pela UFS, também está desenvolvendo as pesquisas de sua tese de doutorado na Unit, sobre o desenvolvimento de um fotoprotetor utilizando nanotecnologia. Os trabalhos também vêm sendo feitos parcialmente na UGR, a partir da experiência e dos conhecimentos que vem adquirindo nas pesquisas do projeto da membrana. Para ele, a participação na pesquisa internacional e o próprio doutorado estão contribuindo para ampliar seus horizontes em termos de pesquisa científica. 

“A minha formação de base em Química sempre esteve muito focada na compreensão dos processos. No entanto, ao ingressar no doutorado em Biotecnologia Industrial, passei a compreender melhor como aplicar esse conhecimento na prática, algo que tem se intensificado ainda mais aqui em Granada. A Universidade de Granada conta com um centro de investigação avançado, que oferece acesso a técnicas analíticas mais sofisticadas, o que tem contribuído diretamente para o fortalecimento da produção técnico-científica”, afirma ele. 

O projeto conjunto dos pesquisadores da Unit, da UFS e da UGR tem a sua conclusão prevista para abril de 2026.  


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação