Ataque cibernético provoca alerta em Sergipe
Site do TJ/SE foi tirado do ar por precaução.
Site do TJ/SE é retirado do ar como forma de precaução a ataque cibernético (Imagem: Reprodução/TJ/SE)
Um ataque cibernético de proporções planetárias atingiu diversos países nesta sexta-feira, 12, trazendo uma pane geral em sistemas de informações de empresas e serviços públicos.
Ainda não se tem notícias de que a ação dos hackers tenha chegado a Sergipe. No entanto, o site do Tribunal de Justiça (TJ/SE) foi retirado do ar por volta das 16h30 como forma de prevenção já que a instituição foi um dos alvos em outros estados. “Retiramos apenas por precaução, já que vimos o que aconteceu em São Paulo e em outros órgãos”, comentou o assessor de Comunicação.
Ataque Cibernético
A empresa russa de segurança cibernética Kaspersky estimou nesta sexta-feira ,12, em mais de 45 mil o número de ataques cometidos por hackers usando vírus do tipo ransomware, que afetou infraestruturas de informática em 74 países. "As cifras continuam aumentando inusitadamente", disse Costin Raiu, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky, no Twitter. As informações são da agêmcia EFE.
Confira a imagem apresentada pelo ransomware (Imagem: Reprodução/Twitter/@fendifille)
Estima-se que bancos, hospitais e demais serviços públicos e empresas tenham sido alvo do ataque. O malware cobra pelo resgate de informações que ficam bloqueadas. Neste caso, são exigidos os valores de 300 dólares. Ele estima um tempo para que o pagamento, em bitcoins, seja realizado, ameaçando eliminar os arquivos do computador.
O ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada nos sistemas operacionais da Microsoft. Os hackers exigem como recompensa US$ 600 em bitcoins.
Com informações da Agência Brasil