Flutuante 1100 por 284 - 970X250
Aracaju (SE), 22 de janeiro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 22/08/2017
Pub.: 22 de agosto de 2017

Água, frutas e consumo moderado de sal ajudam a prevenir pedra nos rins

O cálculo renal, mais conhecido como pedra no rim, é uma massa sólida de pequenos cristais que podem se formar em qualquer local do sistema urinário, causando, na maioria dos casos, fortes dores na região lombar que, segundo especialistas, chegam a ser semelhantes à dor de um parto. Mas, o que muitos não sabem, é que com hábitos simples é possível prevenir a doença. Ingerir em média dois litros de líquido por dia, comer frutas, legumes e consumir sal moderadamente, por exemplo, ajudam a evitar a formação das pedras nos rins.

Água, frutas e consumo moderado de sal ajudam a prevenir pedra nos rins (Imagem: SES/SE)

Água, frutas e consumo moderado de sal ajudam a prevenir pedra nos rins (Imagem: SES/SE)

“Geralmente, os cálculos renais são causados por um distúrbio metabólico do ser humano que leva ao acúmulo de sais, dando origem a pedras nos rins. Mas, além disso, a doença pode aparecer devido a pouca ingestão de líquidos, alimentação inadequada e também a fatores genéticos. Sendo assim, ao incluir no dia a dia alguns hábitos, como a ingestão de bastante líquido e o consumo de alimentos saudáveis, a exemplo de frutas e legumes cozidos ou crus, é possível evitar a formação do cálculo renal”, conta o urologista Fábio Quintiliano.

Outra dica para prevenir as temidas pedras nos rins é evitar o consumo de refrigerantes, café, bebidas achocolatadas e de grandes quantidades de sal nos alimentos. “A alimentação saudável é muito importante para prevenir o cálculo renal. Por isso, o recomendado é usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, evitar algumas bebidas, como refrigerantes e sucos em pó e artificiais, e evitar frituras e empanados, pois tudo isso aumenta os riscos de formação de cálculos renais”, disse Fábio.

E o urologista faz um alerta: as pedras nos rins afetam duas vezes mais os homens do que as mulheres. “Os homens têm uma tendência a ingerirem menos água e a comerem mais sal do que as mulheres. Consequentemente, eles têm mais chance de desenvolver o problema”, afirma.

Sintomas
Náuseas, vômito, queimação ao urinar, urina escura, febre e calafrios, fraqueza e indisposição, dores semelhantes com cólicas na parte posterior ou anterior do abdômen, podem ser sintomas de pedra nos rins. Portanto, é importante ficar atento aos sinais, como frisa Fábio.

“Algumas pessoas recorrem a automedicação e a “tratamentos naturais” ao sentirem estes sintomas, mas o recomendado é procurar um médico para que ele possa analisar o caso, fazer exames e dar o diagnóstico. O tratamento vai depender do tamanho do cálculo e de outros fatores, que poderá ser cirúrgico ou não. A avaliação de um especialista é fundamental”, conclui o urologista.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação