O trabalho de Laércio Oliveira e a transformação educacional de vidas
Investir em educação é investir no futuro das gerações e fazer com que nossos filhos tenham um futuro mais promissor que o nosso. Todos, enquanto pais, desejamos isso para nossas crias, sempre fazê-los evoluir. E o mecanismo transformador para tornar a vida das pessoas melhor e mais produtiva é a educação. Fortalecer a educação de base, proporcionando ensino de qualidade para os pequenos, preparando para a vida, é fundamental para que formemos pessoas capacitadas, competentes e aptas para quaisquer situações em seu futuro. “Preparar as crianças e jovens hoje é a certeza de termos um amanhã melhor para todos”.
Essa última frase é uma citação do deputado federal Laércio Oliveira, no dia em que estivemos no ano de 2012, durante a entrega de fardamentos escolares na cidade de Tobias Barreto, em um evento, na época em que eu ainda trabalhava como seu assessor de imprensa. Lembro-me que ele falava muito durante a viagem sobre como a educação foi importante para um menino pobre, que pegava carrego nas feiras do conjunto habitacional onde morava, que queria crescer na vida e para isso fazia pequenos trabalhos ainda criança, a exemplo do próprio carrego em feiras, como vender picolés em casa ou refrigerantes nas partidas de futebol no campinho da vizinhança.
“Tudo o que eu sou, é resultado do trabalho e educação que recebi”, ouvi repetidamente essa frase ao longo dos 14 anos nessa convivência direta. E ele sempre falava que investir em educação é o meio transformador social mais importante, pois a educação leva a pessoa a conseguir um bom emprego e tocar a vida, seguir em frente para crescer. Nos últimos anos, pude observar de perto como sua dedicação à educação foi importante para milhares de sergipanos. Ao ter mais oportunidades de transformar vidas, ele se animou muito por poder trabalhar suas ideias no desenvolvimento da educação de base e profissionalizante no estado.
Os resultados não poderiam ser outros, que não fossem de crescimento considerável na atuação de educação e qualificação profissional. Somente no período de 2014 até o meio deste ano foram 192 mil sergipanos qualificados em algum curso técnico, de capacitação, livre ou de formação continuada. O resultado disso nós vemos na elevação do estoque de trabalhadores, segundo o CAGED dos anos de 2018 até agora. Além disso, a elevação no empreendedorismo também é latente. As pessoas que se capacitaram, em sua grande maioria, se tornaram micro, pequenos empresários e microempreendedores individuais. A PNAD Contínua do IBGE mostra claramente o crescimento desse segmento do mercado e isso é o resultado da educação.
Quando se promove capacitação profissional, dando oportunidades para as pessoas crescerem na vida, muito se conquista. Quando isso vem de forma gratuita, a conquista é muito maior. Afinal, fazer uma pessoa pobre ter uma profissão, sem que o curso custe um real sequer, significa tirar alguém da estagnação na vida e dar oportunidades amplas para ela. Quase 60 mil pessoas conseguiram mudar sua vida, por meio da qualificação gratuita promovida pelo trabalho de Laércio nos últimos oito anos.
“Quero que as pessoas possam ter a mesma chance que eu tive para crescer na vida”, também ouvi isso constantemente ao longo dos últimos anos. A frase vem de um homem que por meio de um curso de mecanógrafo (O que é isso? Eu nunca ouvi falar na vida!), que era importante para as pessoas no final dos anos 70 entrarem no mercado de trabalho na área de contabilidade, conseguiu sair da realidade da pobreza, passar em dois concursos públicos, deixando para outras pessoas ao menos uma oportunidade, para empreender. São 39 anos de trabalho empresarial, com a geração direta de quase sete mil empregos. Pois é... a educação é um processo que transforma vidas. E no caso de Laércio, transformou as vidas de quase 200 mil sergipanos. Não preciso dizer mais nada acerca do que quero transmitir, afinal, a educação descomplica a vida. Que avance!