Detran/Sergipe realiza comando educativo para conscientizar pedestres
Detran/Sergipe realiza comando educativo para conscientizar pedestres (Imagem: Detran/SE)
Dando continuidade à programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET), realizou na manhã da terça-feira, dia 20, comandos educativos destinados à conscientização de pedestres e condutores. As ações aconteceram em frente ao Shopping Jardins e embaixo do Mergulhão da Avenida Tancredo Neves e contaram com o apoio de cinco militares da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
Durante o comando educativo voltado ao pedestre, quem passou pelo local recebeu orientações da equipe do Detran/SE sobre a importância da travessia segura. O empresário Paulo Gurgel foi um dos pedestres abordados e gostou da iniciativa. “Eu acho necessária uma ação com essa. Eu passo por essa faixa de pedestre todos os dias, porque moro próximo ao shopping, e, muitas vezes, sinto dificuldade na travessia. É preciso que haja respeito mútuo. O pedestre não pode invadir o espaço do carro nem o carro pode invadir o espaço do pedestre. As duas partes precisam ter consciência de seu papel”, destacou.
Após a ação no bairro Jardins, as equipes do Detran/SE e da CPTran foram até o Mergulhão da Avenida Tancredo Neves para dar sequência ao comando educativo com condutores de veículos. Na ocasião, foram distribuídos adesivos, panfletos e folders com dicas sobre segurança no trânsito. “Esse tipo de abordagem é muito boa porque reforça a necessidade do respeito às leis e da prudência no trânsito”, disse o comerciante Renato Menezes, que passou de moto pelo local.
Em 2016, a SNT traz como tema a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou +1 por um Trânsito + seguro! Dentro desse contexto, o coordenador da COET, Ailton Lima, destacou a importância do apoio da sociedade na construção de um trânsito mais humano e cidadão. “Nós queremos conscientizar o pedestre de que ele também tem o seu papel para um trânsito mais seguro, atravessando na faixa e olhando o fluxo das vias antes de fazer a travessia. É preciso existir essa harmonia entre o pedestre e o veículo automotor. Cada um precisa fazer a sua parte”, concluiu.