Secretaria de Saúde de Aracaju e UFS dialogam para fechar parceria inédita
Integrar os residentes, graduandos e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) à rede de atenção primária de Aracaju. Essa é a proposta do secretário Municipal da Saúde, André Sotero, e do reitor, Angelo Antoniolli, que foi colocada em pauta na reunião realizada nesta sexta-feira, 10, na instituição e que contou também com a participação de outras secretarias do município. Segundo o secretário, com esta parceria, que será inédita, a população também será beneficiada.

Secretário e reitor sinalizam parceria para integrar estudantes, residentes e professores à rede de saúde da capital (Foto: SMS/Aracaju)
“A UFS vem tentando há algum tempo fazer esta parceria da extensão de serviços com a gestão pública, mas a gestão anterior demonstrou pouco interesse. Porém, nesta reunião deixamos claro que a atual gestão quer muito esta parceria. E queremos colocar o projeto logo em prática. Tivemos um diálogo e, inicialmente, a proposta é criar um projeto modelo em alguma comunidade da capital, integrando residentes e graduandos, sempre supervisionados por professores, à rede de atenção primária. Com isso, a população também será beneficiada porque esses alunos chegam com garra para aprender e trabalhar”, disse.
Ainda de acordo com André, caso o projeto modelo seja exitoso, ele poderá ser expandido para outras localidades. “Com os alunos na atenção primária, eles vão vivenciar e conhecer a realidade das comunidades. Se o projeto der certo, vamos estendê-lo para as demais regiões. A Saúde clama por melhorias e precisamos nos empenhar em novos projetos”, afirmou.
Formação
O reitor da UFS ressaltou que a integração da universidade com a gestão pública é fundamental para os estudantes dos cursos da área da saúde. “Se der certo, essa integração será inédita. Buscamos várias vezes essa parceria com o município de Aracaju, em gestões anteriores, mas não conseguimos. Porém, a gestão atual se mostrou interessada e essa integração da UFS com a gestão pública é fundamental para a formação dos alunos, seja ele de medicina, fisioterapia, farmácia ou nutrição, por exemplo”, frisou.
Além disso, para Angelo Antoniolli todos sairão ganhando com esta parceria. “Já iniciamos o diálogo e queremos, de fato, fechar esta parceria. Precisamos levar os alunos para os postos de saúde de Aracaju. E todos sairão ganhando: tanto a gestão atual, quanto os residentes, graduandos, professores e, principalmente a sociedade”, declarou o reitor.