Aracaju (SE), 08 de julho de 2025
POR: Seidh/SE
Fonte: Seidh/SE
Em: 14/02/2017 às 13:58
Pub.: 14 de fevereiro de 2017

Coordenação Estadual do Cadastro único capacita futuros técnicos de Aracaju

A coordenação estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) participa, nesta quarta-feira, 15, do último dia da capacitação compactada de preparação para a seleção dos futuros técnicos do Cadastro Único (CadÚnico) que atuarão no município de Aracaju. Realizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), o treinamento se iniciou na segunda-feira, 13, e visa criar uma lista reserva para atender as necessidades das 16 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Coordenação Estadual do Cadastro ?nico capacita futuros técnicos de Aracaju (Foto: Pritty Reis/Seidh/SE)

Coordenação Estadual do Cadastro ?nico capacita futuros técnicos de Aracaju (Foto: Pritty Reis/Seidh/SE)

De acordo com a coordenadora de Benefícios Assistenciais da Semasc, Yolanda de Oliveira, a demanda de beneficiários cadastrados já chega a mais de 75 mil famílias, por isso se faz necessária a construção de um quadro de espera. “Essa relação já supera os dados divulgados pelo IBGE em 2010. A gente entende que Aracaju está bem na cobertura de atendimentos ao Cadastro Único, mas é preciso um contingente maior de profissionais para continuar qualificando estes dados. Assim teremos um diagnóstico mais específico das necessidades da nossa cidade”.

O coordenador estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, José Carlos Passos, explica que as capacitações existem por conta da metodologia padrão que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) exige para o preenchimento de dados no sistema. “O modelo é igual para todos os estados e municípios. Por isso, é indispensável a atualização constante dos trabalhadores para a operacionalização do programa. Nosso objetivo é dar mais agilidade no processo de acesso às políticas públicas e aos serviços essenciais oferecidos à população”.

Ainda segundo ele, o Estado apoia a ação certificando as pessoas que serão habilitadas pelo município. “Daremos uma aula das 08 às 13h, na Estação Cidadania, na Rua Pacatuba. Aqueles com melhor desempenho serão contratados pelo município para trabalhar operacionalizando o sistema do Cadastro Único. Temos toda uma metodologia padronizada para que aqueles que forem trabalhar coletando as informações trabalhem da forma mais correta possível, considerando que disso é que vai depender um diagnostico fidedigno da situação de vulnerabilidade no estado e nos municípios.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro único é um sistema de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Sua base de dados serve de parâmetro para a concessão de todos os benefícios dos Governos Federal e Estadual. O critério é possuir renda per capta de até meio salário mínimo ou de até três salários mínimos por família. Para fazer parte do Cadastro Único é preciso procurar um dos CRAS localizado nos bairros ou na Central de Atendimento da prefeitura. O cadastro dá acesso a programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Telefone Popular, Tarifa Social para Consumidor de Baixa Renda, entre outros.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação