Saúde e UFS discutem processo de transição de gestão do Hospital de Lagarto
Na manhã desta segunda-feira, 20, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, participou de reunião com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, e representantes da instituição de ensino para discutir o processo de transição de gestão do Hospital Regional de Lagarto.

Saúde e UFS discutem processo de transição de gestão do Hospital de Lagarto (Foto: Júnior Matos/SES/SE)
A partir dessa mudança, o Hospital deixa de ser gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) e passa ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), efetivando a federalização.
De acordo com o secretário Almeida Lima, o processo de transferência da gestão acontecerá de forma gradual.
“O Hospital de Lagarto tem uma excelente estrutura física e é responsável pelo acolhimento e assistência à população residente da região Centro-Sul, além de pacientes de alguns municípios baianos que fazem fronteira com Sergipe. Nossa meta é que a transição aconteça de forma tranquila e rápida, sem comprometer a assistência à população”, destacou o secretário.

Saúde e UFS discutem processo de transição de gestão do Hospital de Lagarto (Foto: Júnior Matos/SES/SE)
O contrato de federalização já foi assinado. O concurso público para contratação dos servidores que irão atuar naquela unidade hospitalar também foi realizado. De acordo com o reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, a expectativa para início da gestão federal na unidade hospitalar é positiva.
“A reunião estabeleceu uma relação de proximidade entre a Universidade e o Estado para que possamos efetivamente federalizar o Hospital de Lagarto e, assim, melhor servir à população. A SES e a FHS vêm desempenhando um importante serviço. Nosso foco é dar continuidade a essas ações e fazer com que ele seja uma referência para ensino e pesquisa nos próximos anos”, enfatizou o reitor.
De acordo com o superintendente da Ebserh-Lagarto, Walter Joviniano, “no mês de março trançaremos metas para que a Empresa definitivamente administre a unidade hospitalar. A carta de serviço já foi planejada com as equipes técnicas da SES e da Secretaria da Saúde de Lagarto junto à UFS para beneficiar a população da região do Centro-Sul de Sergipe”, declarou.