Aracaju (SE), 09 de julho de 2025
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 23/02/2017 às 13:45
Pub.: 01 de março de 2017

Alunos da UFS divulgam testes de trabalhadores expostos a ruídos

Os grupos de avaliação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentaram os resultados dos exames de fonoaudiologia realizado nos trabalhadores às equipes da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast). O encontro vem acontecendo desde a última terça-feira, 21 e encerrou na manhã desta quinta-feira, 23, na sede do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Explanação dos resultados apontam perda auditiva causada por ruídos excessivos (Foto: SMS/Aracaju)

Explanação dos resultados apontam perda auditiva causada por ruídos excessivos (Foto: SMS/Aracaju)

Os estudantes do 6º período do curso de Fonoaudiologia da UFS, que fazem estágio em Saúde Coletiva, foram divididos em três grupos para fazer testes em trabalhadores expostos a ruídos na Clínica Escola de Fonoaudiologia no campus de São Cristóvão. "Nós apresentamos os resultados dos três grupos. A maioria dos exames teve como resultado a perda auditiva causada por ruídos excessivos das máquinas aos que os trabalhadores foram expostos ao longo dos anos de trabalho", explicou a professora da disciplina Saúde do Trabalhador do curso de Fonoaudiologia da UFS, Tereza Raquel Sena. Ela, que foi uma das autoras do protocolo de perda auditiva do Ministério da Saúde, informou que na primeira quinzena de abril fará uma campanha de voz.

A universidade tem uma parceria com a Reast, que é ligada à Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a médica do Trabalho, Karla Magaly Lima, coordenadora da Reast, "qualquer trabalhador que quiser pode vir até o Cerest e nós encaminhamos para a Clínica da UFS para fazer os testes, que podem ser auditivos ou de voz".

Reast

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) é dividida em dois pólos, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat). O Cerest é composto por uma equipe multidisciplinar que atende qualquer trabalhador, seja de empresa pública ou privada. "Nós atendemos os 11 agravos que estão no protocolo do Ministério da Saúde. O Cerest é regional, atende os oito municípios da Região de Saúde de Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Riachuelo, Laranjeiras, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Itaporanga D'Ajuda)", informou Karla Magaly, acrescentando que existem três Cerest em Sergipe: Aracaju, Lagarto e Canindé de São Francisco.

A Visat faz o matriciamento em todas as unidades de saúde com inspeções e orientações. "Também fazemos o observatório das notícias relacionadas com acidentes de trabalho na imprensa sergipana para irmos atrás, investigar o que aconteceu e orientar os trabalhadores. Todas as segundas-feiras nós vamos ao Instituto Médico Legal (IML) para sabermos se houve mortes por acidentes de trabalho", pontuou a coordenadora da Reast.

Ela avisa que na primeira semana do mês de março será realizada uma avaliação ergonômica na SMS. Quem quiser entrar em contato com o Cerest é só ligar para os números 3711-0283, 3711-0252, 3711-0253 e 3711-0290.

Agravos

Os 11 agravos são: Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair); Dermatoses ocupacionais; Pneumoconioses (conjunto de doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões e reação tissular à presença dessas poeiras, presentes no ambiente de trabalho); LER-DORT; Câncer relacionado ao trabalho; Acidente de trabalho com exposição a material biológico; Transtornos mentais relacionados ao trabalho; Acidente de trabalho fatal; Acidente de trabalho com mutilações; Acidente de trabalho em crianças e adolescentes e intoxicação exógena.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação