Seidh/Sergipe comemora Dia do Assistente Social, celebrado segunda-feira, 15 de maio
Nesta sexta-feira, 12, um café da manhã coletivo na Secretaria de Estado da Inclusão Social marcou a comemoração do Dia do Assistente Social, celebrado no próximo dia 15 de maio. A data homenageia o profissional do Serviço Social, especialmente dedicado à luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Seidh/Sergipe comemora Dia do Assistente Social, celebrado segunda-feira, 15 de maio (Foto: Seidh/SE)
Em seguida, uma roda de conversa foi promovida com as assistentes sociais, iniciada com uma vivência em grupo sobre cuidados com a saúde física e emocional, orientada pela terapeuta holística Rosimar Elias. A programação foi encerrada com um momento de reflexão e debate sobre “as políticas sociais na atual conjuntura e os desafios para o Serviço Social”, conduzido pela presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SE), Itanamara Guedes.
O secretário Zezinho Sobral parabenizou todos os assistentes sociais, ressaltando a sua importância para a sociedade. “Nós temos que valorizar o trabalho desses profissionais, sem os quais não podemos pensar em políticas sociais. São pessoas abnegadas, dedicadas ao trabalho, sempre muito humanas e preocupadas com o próximo. Queremos deixar o registro do nosso reconhecimento a este trabalho”, pontuou.
O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. Segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a data tem como objetivo dar visibilidade também às bandeiras de luta desses profissionais, indispensáveis para que a população em geral tenha acesso a direitos sociais fundamentais.
Em Sergipe, a Secretaria de Estado Inclusão e Assistência Social atua no desenvolvimento e coordenação de políticas públicas de garantias de direitos. Neste trabalho, está inserida a atuação da Coordenadoria de Inclusão e Assistência Social, que tem como objetivo garantir proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento das suas dificuldades. Sua atuação é norteada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que normatiza os serviços de assistência social no Brasil.