Desligamento programado: saiba a importância para melhorias no sistema elétrico
Saiba como consultar as ações de desligamento.

Desligamento programado: saiba a importância para melhorias no sistema elétrico (Foto: Assessoria Energisa/SE)
A Energisa Sergipe realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de sempre garantir o fornecimento de energia de qualidade. Somente em 2021, mais de 70 mil manutenções foram realizadas na rede elétrica do Estado. A manutenção preventiva contribui para a melhoria do serviço fornecido ao sergipano e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.
Além dos investimentos na manutenção preventiva, em 2022, a Energisa investirá mais de R$ 95 milhões em obras com a instalação de novos equipamentos de alta tecnologia, construção de novas linhas e redes e ampliação de subestações, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia.
“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos, antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. Para realizar a manutenção ou construção na rede elétrica, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que possibilitam realizar a intervenção com a rede energizada, sem a necessidade de desligar. Para isso, as equipes, chamadas de “equipes de linha viva”, recebem diversos treinamentos e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho, com atenção total na segurança”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa em Sergipe, Thyago Tanouss.
A Energisa vem investindo em novas tecnologias, a exemplo do Mega Jumper, que é um dispositivo que permite o isolamento do trecho a ser realizado a melhoria da rede elétrica. Em 2022, A Energisa investirá na compra de uma subestação móvel, que será utilizada nas manutenções preventivas ou reformas nas subestações, evitando o desligamento programado, garantido a disponibilidade do fornecimento de energia dos clientes.
Em situações que não é possível utilizar essas técnicas e equipamentos, é necessário realizar o desligamento da rede de forma programada. Para isso, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da Energisa, avisos em rádios, carros de som e, em alguns casos, cartas e envio de SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.
Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população.
Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Thyago.
Canais de atendimento
Site:?energisa.com.br??
WhatsApp (Gisa): (079) 98101-0715
Aplicativo Energisa On?(disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196