Operação Verão 2023/2024 em Sergipe e na Bahia
Operação Verão 2023/2024 em Sergipe e na Bahia - Imagem: Divulgação
A Operação Verão em Sergipe e na Bahia é realizada pelas Capitanias, Delegacias e Agências subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval com foco na fiscalização de embarcações, por meio de Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA), tanto no litoral, quanto em hidrovias.
Durante todo o período do verão, a Marinha intensificará as AFTA em todo litoral sergipano e baiano e realizará palestras nas colônias de pescadores e entidades náuticas, com o objetivo de instruir o público sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).
Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE)
A CPSE tem sob sua jurisdição cerca de 9 mil amadores inscritos e 5 mil embarcações cadastradas, em 163 km de extensão da costa sergipana.
Capitania dos Portos da Bahia (CPBA)
A CPBA e as Delegacias em Ilhéus e Porto Seguro têm sob sua jurisdição cerca de 32 mil amadores inscritos e 27 mil embarcações cadastradas, em 1.183 km de extensão da costa baiana.
Nessas localidades, também ocorre, dentro da Operação Verão, a Campanha “Legal no Mar”, com a participação dos artistas Ivete Sangalo, Durval Lelys, Xanddy Harmonia e Alexandre Peixe; além dos atletas Juliana Duque, Rafael Martins, Daniel Cady e o experiente velejador Aleixo Belov, que gravaram vídeos para a Campanha.
Os vídeos serão veiculados pelas mídias sociais e pelas principais emissoras de TV locais durante toda a temporada do verão.
Durante a última Operação Verão (2022/2023) em Sergipe, foram realizadas 2.290 abordagens a embarcações, sendo 104 notificadas e 04 apreendidas por descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Trafego Aquaviário (Lei nº 9.537/97).
As infrações mais observadas foram: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); desrespeito ao limite de lotação da embarcação; consumo de bebida alcoólica.