Dúvidas sobre como cuidar do cabelo no verão? Confira 4 dicas!
Hidratar os fios, lavá-los com água gelada e utilizar produtos naturais são dicas simples que podem salvar a saúde de seu cabelo
![](https://clicksergipe.com.br/medias/thumbs?arquivo=1%2Fconteudos%2F2025%2F02%2F%2FBvUqxGX5UYbuIGnGffi3aUWx0puUvhxk6r9lfamN.jpg)
O verão é uma das estações mais aguardadas, pois reúne tudo aquilo que os brasileiros mais apreciam: sol, praia, mar e bebidas refrescantes. Nesta época, colocar uma roupa de banho e ficar exposto ao sol é uma das atividades preferidas de muitas pessoas. Mas, durante este período, é necessário tomar cuidado com alguns fatores. Isso porque a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) e às altas temperaturas pode nos causar danos e problemas de saúde, especialmente os relacionados à pele e aos fios capilares.
Os problemas de pele causados pela exposição solar são bastante conhecidos socialmente: envelhecimento precoce, queimaduras e câncer de pele são alguns exemplos comuns. Os danos capilares, por sua vez, também vão muito além da estética, visto que os fios podem se tornar mais quebradiços, frágeis e estarem mais suscetíveis à queda. O desbotamento da cor natural e a presença de queimaduras no couro cabeludo também são alguns dos problemas recorrentes.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar de seus cabelos em dias ensolarados:
- Hidrate os fios
Reforçar a hidratação capilar no verão é essencial para manter os fios saudáveis, vistosos e brilhantes, uma vez que, neste período, perdem mais água e nutrientes, o que os deixa fragilizados. Para amenizar o ressecamento e restaurar a umidade capilar, são indicados diversos produtos: máscaras de hidratação – como as de babosa, manteigas vegetais e glicerina –, óleos ricos em componentes hidratantes (de amêndoas, abacate e côco, por exemplo) e protetores térmicos.
- Não prenda os cabelos molhados
Embora prender o cabelo possa aliviar a sensação térmica de calor, prendê-lo molhado pode causar danos à saúde dos fios e, por isso, é interessante deixar o cabelo solto até secar completamente. Isso porque o couro cabeludo recebe menos ventilação, o que o deixa mais propenso à proliferação de fungos e, consequentemente, inflamações e caspas. Além disso, a prática de amarrar os fios úmidos colabora para que formem nós e quebrem.
- Evite usar fontes de calor
Para evitar o ressecamento, em épocas muito quentes, é essencial evitar o uso de secadores e chapinhas para preservar a saúde dos fios. Isso porque essas fontes de calor podem agravar o processo de ressecamento que o ambiente externo promove. Como consequência, o cabelo tende a ficar sem brilho, opaco e quebradiço. Por isso, no verão, sempre que possível, opte por deixar os fios secarem naturalmente.
- Atente-se ao modo de lavar o cabelo
A forma como você lava o cabelo após tomar banho de mar ou piscina impacta diretamente na saúde dos fios. Primeiramente, para remover o sal ou o cloro que podem estar presentes no couro cabeludo, é essencial enxaguar o cabelo com água doce depois do mergulho. Outra dica importante é lavar o cabelo sempre com a água em temperaturas mais baixas, uma vez que a água quente pode contribuir para deixar os fios ainda mais sensíveis, frágeis e ressecados.
Os produtos que você utiliza no banho também fazem toda a diferença, afinal, é por meio deles que você “alimenta” e nutre as fibras capilares. Se for possível investir, opte sempre por produtos de qualidade e que sejam comprometidos, de fato, com o bem-estar dos fios. Usar cremes e até um shampoo natural, por exemplo, pode ajudar, pois são produtos que costumam ser livres de sulfatos e parabenos, o que ajuda a causar um efeito bastante positivo no cabelo.