Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: Lotti+Caldas Comunicação
Fonte: Lotti+Caldas Comunicação
Em: 29/01/2026 às 13:40
Pub.: 29 de janeiro de 2026

Entidades de defesa da vida e da cidadania realizam ação gratuita para retificação de nome e gênero em certidão de nascimento

Primeira fase do mutirão “Vida Pronome” acontece de 29 de janeiro a 9 de fevereiro

Èmi do Nascimento, Ariel Brito e Christopher de Oliveira, protagonistas da campanha - Foto: Arquivo Shopping Jardins

Com o objetivo de promover cidadania e respeito à identidade de pessoas trans e não binárias, o Shopping Jardins acolhe o Mutirão de Retificação de Nome e Gênero “Vida Pronome”. Trata-se de uma mobilização de diferentes órgãos e instituições para viabilizar gratuitamente as alterações nas certidões de nascimento. A primeira fase da campanha acontece a partir desta quinta-feira, 29 de janeiro, data em que é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. As pessoas interessadas em retificar o nome e o gênero na certidão de nascimento devem preencher o formulário disponível no aplicativo (Android e iOS) e no site do Shopping Jardins até o dia 9 de fevereiro.

No segundo momento, as pessoas inscritas serão chamadas para uma conversa presencial no Shopping Jardins no dia 20 de fevereiro, quando representantes dos órgãos e entidades promotores do mutirão explicarão sobre o processo e os documentos necessários. Sob a orientação desses profissionais, elas deverão apresentar toda a documentação no Shopping Jardins, entre os dias 26 e 27 de fevereiro.

Em 5 e 6 de março, os cartórios participantes estarão no shopping realizando orientações finais, tirando dúvidas e recebendo os documentos para oficializar o processo de retificação das pessoas inscritas. A expectativa é que as novas certidões de nascimento sejam entregues até o dia 10 de abril.

“Esta iniciativa traz vida para as pessoas trans, que encontram muitas barreiras ainda no ambiente familiar e esses obstáculos vão se multiplicando. Esta ação representa a valorização do ser humano”, destaca a advogada Alessandra Tavares, coordenadora estadual e vice-presidenta nacional do coletivo Mães pela Diversidade.

A profissional do Direito explica que, em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito da pessoa trans de retificar o nome e o gênero diretamente nos cartórios de registro civil, independente de cirurgia de transgenitalização ou tratamento hormonal. Antes, a retificação só era permitida a partir de decisão judicial.

Mobilização social e renascimento

O advogado Èmí Olímpia de Almeida ressalta que a retificação do nome e do gênero na certidão não representa apenas um ajuste na documentação, mas um ato de renascimento. “As pessoas passam a ser reconhecidas a partir de um nome. Com a retificação, a pessoa passa a existir social e juridicamente, sem constrangimentos”, afirma.

Com a nova certidão de nascimento, as pessoas poderão emitir nova carteira de identidade e outros documentos — um passo fundamental para o reconhecimento social e para o exercício pleno da cidadania. O Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP SE) é parceiro da iniciativa e emitirá a nova carteira de identidade das pessoas atendidas pelo mutirão.

O “Vida Pronome” é fruto da parceria de diversos órgãos e entidades. Além do Shopping Jardins, Defensoria Pública de Sergipe, SSP SE (Polícia Científica), Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Corregedoria do TJ-SE, Associação dos Notários e Registradores de Sergipe (Anoreg SE), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen SE), Mães pela Diversidade, Jus Feminina, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e Associação de Travestis e Transsexuais Unidas na Luta pela Cidadania (UNIDAS) participam do mutirão.

As vagas são limitadas e todos os atendimentos serão gratuitos.

Dia Nacional da Visibilidade Trans

A data foi instituída após o lançamento da campanha “Travesti e Respeito” no Congresso Nacional em 29 de janeiro de 2004. O ato é um marco na luta contra a transfobia e pela visibilidade da comunidade trans. Além de comemorar o orgulho e a existência das pessoas trans e travestis, a data reforça a luta pela garantia de direitos de cidadania e pelo fim da violência e da discriminação.

Pelo 18º ano consecutivo, o Brasil figura como o país que mais mata pessoas trans no mundo. De acordo com o dossiê “Assassinatos e Violência contra Travestis e Transexuais Brasileiras”, realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), ao menos 80 pessoas foram assassinadas em crimes motivados por transfobia e 75 sofreram tentativa de homicídio em 2025.

As principais vítimas foram travestis e mulheres trans, entre 18 e 35 anos, negras e periféricas. A violência permanece concentrada no Nordeste, seguido do Sudeste, com Ceará e Minas Gerais liderando o ranking estadual.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação