Energisa identifica furto de energia em estabelecimentos comerciais
Nesta quarta-feira, 28, uma ação integrada da Energisa, Polícia Civil e Polícia Científica identificou irregularidades em dois estabelecimentos comerciais no Conjunto Santa Cecília, em Nossa Senhora do Socorro. Em 2025 foram registradas 4.837 irregularidades nos 63 municípios atendidos pela distribuidora.
No início da semana, outra operação conjunta foi realizada na Ilha Mem de Sá, em Itaporanga d’Ajuda. Nessa ação, foram encontradas 11 irregularidades em residências e comércios, após a realização de 43 inspeções no local. Além do trabalho diário das equipes de campo, a distribuidora utiliza tecnologias avançadas para identificar desvios ou fraudes nos medidores.
“O furto de energia impacta diretamente os clientes regulares. Por isso, realizamos inspeções diárias com equipes especializadas e investimos em tecnologias que evidenciam o desvio de energia. Além de ser uma ação criminosa, essa prática compromete o fornecimento e traz riscos à segurança”, afirma o coordenador de equipes de campo, João Victor Sá.
Em 2025, a Energisa Sergipe já recuperou 11,69 GWh de energia furtada — quantidade suficiente para abastecer a cidade de Campo do Brito por um ano ou atender 114 mil residências no mesmo período.
Como denunciar
A população também pode denunciar ligações clandestinas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196, pelo whats app www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.