9ª EGBÉ começa neste sábado com programação gratuita no Museu da Gente Sergipana
Abertura da mostra homenageia a cineasta Lilian Solá Santiago e inclui masterclass, exibição de longa-metragem, Feira do Mangaio Negro e show
A 9ª EGBÉ – Mostra de Cinema Negro abre sua programação no próximo sábado, 11 de abril, em Aracaju (SE), com uma agenda gratuita que reúne homenagem, formação, cinema, feira cultural e apresentação musical. Realizada no Museu da Gente Sergipana, a abertura marca o início oficial da edição de 2026, dedicada ao tema “A contribuição das mulheres negras no audiovisual brasileiro”.
Um dos momentos centrais da noite será a homenagem à cineasta, roteirista, pesquisadora e professora Lilian Solá Santiago, que recebe o Troféu Severo D’Acelino, honraria da EGBÉ voltada ao reconhecimento de trajetórias fundamentais para o cinema negro brasileiro. Com uma atuação que articula cinema, memória, identidade afro-indígena e preservação cultural, Lilian é um dos nomes de referência da edição.
Antes da cerimônia de abertura, a homenageada conduz a masterclass “Uma mulher no Dogma Feijoada”, em que recupera sua experiência no movimento cinematográfico surgido nos anos 2000 e propõe uma reflexão sobre raça, gênero e linguagem no cinema brasileiro.
A programação inclui ainda a exibição do longa-metragem convidado Quatro meninas, dirigido por Karen Suzane, seguida de bate-papo com a diretora. A sessão integra a abertura da Mostra e amplia o diálogo da programação com diferentes experiências e perspectivas do cinema negro contemporâneo.
Completam a programação a Feira do Mangaio Negro, que reúne empreendedores negros e negras com peças, produtos e criações em áreas como artesanato, moda, gastronomia e livros, e o show de abertura com a cantora Stella.
A abertura marca o início de uma programação que se estende ao longo da semana em diferentes espaços de Aracaju, com sessões da Mostra Oficial, Mostra Internacional, debates, mesas, atividades formativas, exibições especiais, lançamentos de livros e encontros com realizadoras, pesquisadoras e convidadas da edição. A programação completa está disponível no site oficial da mostra.
Serviço
Abertura da 9ª EGBÉ – Mostra de Cinema Negro
Data: 11 de abril de 2026 (sábado)
Local: Museu da Gente Sergipana – Aracaju (SE)
Programação:
15h – Feira do Mangaio Negro
15h – Masterclass “Uma mulher no Dogma Feijoada”, com Lilian Solá Santiago
17h – Cerimônia de abertura e entrega do Troféu Severo D’Acelino
18h – Exibição do longa As quatro meninas, dir. Karen Suzane
19h30 – Bate-papo com a diretora
20h30 – Show de abertura com Stella
Entrada gratuita
Mais informações: https://egbecinemanegro.com.br/