Empresa - como montar um projeto de captação de recursos para inovação?
As empresas brasileiras têm se preocupado cada vez mais com a inovação e em se manter relevante em um mercado que não para de mudar.
Estudo de 2023 da Deloitte que avalia o interesse das organizações brasileiras em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mostrou que o investimento das empresas brasileiras em inovação aumentou em 24%.
A captação de recursos para inovação é uma das alternativas mais eficientes para a empresa que deseja crescer de maneira sustentável no mercado. Contudo, um dos principais desafios está na estruturação do projeto que será apresentado junto a grandes instituições, como é o caso da Finep e do BNDES.
Linhas de financiamento da Finep e do BNDES
A Finep (Inovação e Pesquisa) e o BNDES são um dos principais órgãos que oferecem linhas de crédito, subsídios e programas específicos para projetos inovadores.
A Finep possui variadas linhas de financiamento reembolsáveis (empréstimos subsidiados pelo governo), assim como programas de financiamento não reembolsáveis, também conhecido como subvenção. No geral, apoia projetos que incluam:
- Pesquisa básica e aplicada;
- Criação de novos produtos e processos.
- Desenvolvimento tecnológico e inovações;
- Implementação de novos serviços e projetos.
O BNDES também oferece diversas linhas de financiamento como é o caso do BNDES Finem – Crédito para Inovação Direto, voltado a inúmeras iniciativas de inovação, como:
- Estudos, projetos, pesquisa de P&D;
- Aquisição de máquinas e equipamentos;
- Obras civis, montagens e instalações;
- Inovações em software e serviços de TI;
E muitas outras.
Marcelo Viana, da T4 Consultoria, apoia empresas de grande porte na reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação. Ele destaca que embora haja muitas opções de linhas de financiamento voltadas a inovar, grandes empresas se perdem no momento da estruturação do projeto que será apresentado:
“Os projetos devem ser claros, bem estruturados e atender rigorosamente aos critérios exigidos por cada instituição. Esses aspectos são determinantes para a aprovação das propostas apresentadas.”, acrescenta.
Estruturando o projeto de captação de recursos para inovação
Elaborar um projeto de captação de recursos com grandes instituições como a Finep e o BNDES requer uma série de etapas que garantam o alinhamento do projeto com os requisitos exigidos pelos órgãos.
Marcelo Viana apresenta as principais etapas que as grandes empresas devem seguir no momento da captação de recursos para inovação:
Identificação e planejamento do projeto – Defina o propósito e a inovação do projeto, destacando seu impacto econômico e social, e garanta que esteja alinhado com os requisitos da linha de financiamento.
Estruturação do projeto detalhada – Elabore um orçamento com custos e prazos por fase, justificando a viabilidade técnica e o diferencial competitivo da inovação.
Preparação e envio de documentos – Reúna balanços, certidões e contratos que comprovem a saúde financeira e capacidade técnica, e inscreva o projeto conforme as orientações do portal da Finep e BNDES.
Avaliação e ajustes – Esteja preparado para fornecer esclarecimentos e realizar ajustes solicitados durante a análise por parte da instituição.
Implementação e monitoramento – quando aprovado, é necessário apresentar relatórios de progresso que comprovem o avanço do projeto e a aplicação correta dos recursos.
“Planejar o projeto com antecedência e buscar por apoio profissional especializado é um dos principais fatores que aumentam significativamente as chances de aprovação do projeto de captação de recursos”, conclui Marcelo Viana, da T4 Consultoria.
Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.