Como reconhecer sinais de alerta em cães e gatos?
Os pets não falam, mas demonstram sinais de desconforto no comportamento e com sintomas físicos

Cuidar de um animalzinho requer cuidado e atenção, pois, como eles não falam, é preciso estar atento aos sinais de que algo não está certo. Em cães e gatos, os sinais são parecidos, e podem indicar doenças sérias que precisam de atendimento médico.
Seja em sintomas visíveis ou mudanças no comportamento, os pets demonstram quando algo não está bem com sua saúde. Para os tutores de primeira viagem, alguns alertas podem passar despercebidos e se agravar, quando não são tratados.
Problemas gastrointestinais
Um dos sinais mais comuns e os primeiros a aparecer, em muitos casos, vômitos e diarreias excessivas são preocupantes. É comum que cães e gatos vomitem ocasionalmente quando comem algo inadequado, mas, quando se repete e dura mais do que um dia, é um sinal preocupante.
Quando os sintomas gastrointestinais perduram, pode ser que haja uma infecção, parasitas ou intoxicação. É preciso levar ao veterinário o quanto antes para realizar exames e fazer uma avaliação.
Além disso, a perda de apetite também é um indicativo de que o bichinho não está se sentindo bem por alguma razão. Se o animal perder peso demais, pode ficar subnutrido e agravar a situação.
Dificuldade de movimento
Quando o pet começa a mancar ou tem dificuldade em pular, é possível que esteja sentindo dor nas articulações, tenha pisado em algo espinhoso ou tenha algum trauma nas patas.
Alguns animais possuem displasia de quadril, artrite e predisposição a problemas articulares. O médico veterinário poderá orientar sobre cada caso e até solicitar fisioterapias para auxiliar o pet.
Problemas na pele
Os problemas envolvendo a pelagem podem acontecer por diversos motivos. Seja por estresse, parasitas ou falta de cuidados, a pelagem do animal pode sofrer e agravar a saúde e o bem-estar do pet.
Os principais sinais são: coceira, lambedura excessiva, vermelhidão, perda de pelos e feridas no couro. Quando algum órgão não está funcionando adequadamente, é muito comum que o pelo caia e surjam falhas na pelagem, por isso é preciso levar ao veterinário.
Olhos, ouvidos e nariz
Em sinais físicos, é preciso estar atento aos principais órgãos dos sentidos: olhos, ouvidos e nariz. Olhos vermelhos, com secreção e lágrimas em excesso, são um sinal de urgência, principalmente se o animal tiver tendência a exoftalmia, como em casos de braquicefalia.
Além disso, problemas respiratórios podem surgir em cães e gatos. Caso ele esteja com respiração ofegante, ruidosa, fraca ou rápida demais, é um indicativo de asma, infecção pulmonar ou outras condições respiratórias.
Já nos ouvidos, é sempre importante fazer a limpeza adequada, conforme orientação veterinária, e checar por vermelhidão, mau odor ou coceira. A otite é um problema sério nos animais.
Prevenção
Com todos os cuidados, mesmo que o pet apresente algum sinal de desconforto, mas pareça bem, é melhor levar ao veterinário e identificar o problema o mais rápido possível. Em casos de emergência súbita ou fora do horário comercial, é fundamental buscar atendimento com um veterinário 24 horas para garantir a segurança do animal.
Check-ups regulares também são fundamentais para manter sempre a saúde em dia. Realizar exames anualmente, vacinar e proteger os animais contra parasitas são práticas que garantem o bem-estar do bichinho.