Conheça tudo sobre a raça Chow Chow
Conheça tudo sobre a raça Chow Chow (Imagem: Word Pet/Sou de Sergipe)
O Chow Chow é um dos cachorros mais antigos entre todas as raças de cães. Esse peludo que se assemelha a um ursinho de pelúcia ou a um leão, é famoso por sua língua azul e sua pelagem em formato de juba. Pesquisadores afirmam que ele surgiu há mais de dois mil anos, na Mongólia, e que essa raça é descendente de cães nórdicos do tipo Spitz, próximos do lobo cinzento, o ancestral direto do cachorro.
O Chow Chow era utilizado como cão de guarda, de tração, de guerra e hoje é um excelente cão de companhia. Na Mongólia, é chamado de Songshi Quan, sendo considerado como “o guardião dos templos contra as influências dos espíritos malignos”. Quando chegou à China, ele se tornou um cachorro de guarda contra invasores, além de ter sido também um cão de caça e de tração, puxando trenós.
A raça, infelizmente, se tornou uma fonte de alimento pelo fato de sua carne ser considerada uma iguaria fina em muitas partes da Ásia. No final do século de 1800, o Chow Chow foi importado pela Inglaterra e depois pela América. Nos anos 80 a raça se tornou popular como cão de companhia, chegando a ser a sexta raça mais popular da América.
Personalidade
O Chow Chow é um cão de temperamento forte. Os cachorros dessa raça costumam ser dominantes, territorialistas e reservados. São dóceis e tranquilos com sua família, no entanto, podem ser agressivos com pessoas estranhas e outros animais. Por conta disso, é necessário que o dono faça um trabalho de socialização o quanto antes com esses animais.
É um cachorro muito independente, não tendo problemas em passar o dia em casa sozinho. É muito fiel ao seu dono, protetor, ótimo cão de guarda e defensor da sua casa.
O adestramento deve ser feito precocemente, pois depois de adulto ele tende a se tornar mais teimoso e menos receptivo ao treinamento. O Chow Chow não é uma raça indicada para pessoas inexperientes, por causa de seu temperamento dominante.
Características Físicas
O Chow Chow possui uma aparência exótica e única, a língua roxa é uma das coisas que mais chamam atenção no seu visual. Seu andar é estiloso e charmoso, graças à sua musculatura bem estruturada. É um cão grande, forte, ativo, compacto e possui uma enorme juba por trás da cabeça, o que lhe confere uma aparência de leão.
Suas orelhas são pequenas, grossas e as extremidades são levemente arredondadas nas pontas, com um formato triangular. Sua pelagem pode ser áspera ou lisa. Os Chow Chow de pelagem áspera possuem uma pelagem densa ao redor do pescoço, de onde sai uma juba e na região facial e posterior das coxas.
Os de pelagem lisa possuem uma pelagem curta, densa, reta, plana, íntegra, e com uma textura felpuda que assemelha-se a uma pelúcia. As cores mais comuns para sua pelagem são vermelho sólido, preto, azul, fulvo, creme, cinza e, raramente, branco. É um cachorro de porte médio, os machos podem ter entre 48 à 56 cm e as fêmeas entre 46 e 51 cm, de altura na cernelha.
Saúde
Os principais problemas de saúde que podem acometer os cães dessa raça são a piodermite superficial (condição infecciosa, produtora de pus, de origem bacteriana); tendência ao ganho de peso, podendo se tornar obeso; entrópio (má formação que causa o reviramento da pálpebra para dentro e, com isso, causa sérias irritações que podem levar à graves doenças no olho do animal).
Também podem sofrer de displasia de quadril, catarata, torção gástrica e hipoplasia renal cortical. É importante cuidar bem do seu animal, com uma boa alimentação, passeios regulares e visitas ao veterinário, para que ele possa ter uma vida confortável e mais saudável. A expectativa de vida do Chow Chow é entre 8 e 12 anos de idade.
Como cuidar
O Chow Chow necessita de atividades regulares ao ar livre, mas seus passeios não devem ser longos ou muito cansativos. O Chow Chow não se adapta bem a climas quentes e úmidos – passeios pela manhã ou no fim da tarde são ideais para essa raça.
Pessoas que trabalham o dia todo, tendo que deixar o cachorro sozinho em casa, podem criar o Chow Chow tranquilamente. Isso por que os cães dessa raça são independentes, não costumam ficar o tempo todo atrás dos donos e não são carentes.
O Chow Chow é considerado um bom cachorro para ser criado em apartamento, no entanto, precisa gastar sua energia em passeios regulares, para que não se tornem destrutivos e comecem a “aprontar” dentro de casa.
Eles podem sofrer de hipertemia, se forem expostos ao calor intenso. É importante escovar o Chow Chow todos os dias para que seus pelos não embolem, mas é importante tomar cuidado com os banhos: esses não podem ser dados em excesso para não prejudicar a pele desse cão, e é importante secar muito bem seu pelo, para que a umidade não provoque fungos.
Preço
Um filhote de Chow Chow custa em média, de R$ 400 até R$ 1.500,00, dependendo da linhagem.
O Chow Chow Solta muito pelo?
Sim, os cães dessa raça costumam soltar muito pelo. Essa queda se acentua duas vezes por ano, mas pode ser controlada com escovações diárias e produtos específicos contra queda de pelos.
Vive bem em apartamento?
Sim. Essa raça pode viver muito bem em apartamentos, desde que seja levado para passeios diários, pois tendem a ter comportamento destrutivo dentro de casa se não gastarem energia na rua.
O Chow Chow convive bem com crianças?
Depende muito da criação e do nível de socialização dos cães. O temperamento do Chow Chow é um pouco de “pavio curto”, então os pais devem explicar às crianças que esses cães têm limites e que elas devem pegar leve nas brincadeiras.