Secretário da Saúde participa de audiência pública na Câmara de Aracaju
Secretário Municipal de Saúde, André Sotero (Foto: Gilton Rosas/CMA)
André Sotero aproveitou a visita à CMA para alertar o que aconteceu com a cidade na gestão anterior. “Nós perdemos a instalação de mais de 12 unidades da saúde da família, e a gestão de Edvaldo tem a preocupação justamente com a assistência a família”, disse.
O secretário falou sobre a rede física de saúde publica e privada prestadora de serviços ao SUS. “A rede de saúde do município conta com 44 Unidades Básicas de Saúde, seis Caps, dois Cemar, um Centro de Especialidade Médica da Criança e do Adolescente, um Centro de Zoonoses, um Centro de Especialidade Odontológica, um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Pronto Socorro e um Centro Especializado em Reabilitação”, informou. Além disso, o secretário destacou o programa Consultório na Rua que atende pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.
Com relação aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário disse que a pasta trata os 4.553 funcionários sem privilégios e distinção. André Sotero fez também, um resumo da produção de cada unidade de saúde. “Conseguimos cobrir 70% da população”, ressaltou.
Exemplificando a situação com o programa Saúde da Mulher, o secretário ressaltou que a quantidade de exames, na gestão anterior, ficou muito abaixo do desejado, com o déficit do número de exame de lâminas, mamografia e morte no parto, por exemplo. O secretário lamentou ainda que alguns recursos federais, conseguidos na gestão anterior, estão sendo devolvidos ao Ministério da Saúde, pois, perderam o prazo de execução e conclusão. “Isso para mim, é falta de gestão”, opinou.
Por fim, André falou do seu compromisso e missão com a Secretaria Municipal de Saúde. “Espero que na próxima visita a essa Casa eu possa trazer dados que nos orgulhe. Quero aqui agradecer a visita de praticamente todos os vereadores, independente de partido político. Estou à disposição para ajudar em qualquer projeto que sirva a sociedade”, destacou.