FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 26 de outubro de 2025
POR: Viviane Costa Cavalcante
Fonte: CMA
Em: 06/04/2017 às 12:36
Pub.: 06 de abril de 2017

Secretário da Saúde participa de audiência pública na Câmara de Aracaju

Secretário Municipal de Saúde, André Sotero (Foto: Gilton Rosas/CMA)

Secretário Municipal de Saúde, André Sotero (Foto: Gilton Rosas/CMA)

O secretário Municipal de Saúde, André Sotero esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 6, para prestar contas da gestão, apresentar dados e metas para os próximos meses. A fim de apresentar a situação, o secretário apresentou dados a respeito dos aracajuanos, como IDH e número de habitantes. Outra informação passada por André Sotero foi sobre um demonstrativo das patologias que mais levam a população ao internamento como doenças do aparelho digestivo e do aparelho respiratório.

André Sotero aproveitou a visita à CMA para alertar o que aconteceu com a cidade na gestão anterior. “Nós perdemos a instalação de mais de 12 unidades da saúde da família, e a gestão de Edvaldo tem a preocupação justamente com a assistência a família”, disse.

O secretário falou sobre a rede física de saúde publica e privada prestadora de serviços ao SUS. “A rede de saúde do município conta com 44 Unidades Básicas de Saúde, seis Caps, dois Cemar, um Centro de Especialidade Médica da Criança e do Adolescente, um Centro de Zoonoses, um Centro de Especialidade Odontológica, um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Pronto Socorro e um Centro Especializado em Reabilitação”, informou. Além disso, o secretário destacou o programa Consultório na Rua que atende pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

Com relação aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário disse que a pasta trata os 4.553 funcionários sem privilégios e distinção. André Sotero fez também, um resumo da produção de cada unidade de saúde. “Conseguimos cobrir 70% da população”, ressaltou.

Exemplificando a situação com o programa Saúde da Mulher, o secretário ressaltou que a quantidade de exames, na gestão anterior, ficou muito abaixo do desejado, com o déficit do número de exame de lâminas, mamografia e morte no parto, por exemplo. O secretário lamentou ainda que alguns recursos federais, conseguidos na gestão anterior, estão sendo devolvidos ao Ministério da Saúde, pois, perderam o prazo de execução e conclusão. “Isso para mim, é falta de gestão”, opinou.

Por fim, André falou do seu compromisso e missão com a Secretaria Municipal de Saúde. “Espero que na próxima visita a essa Casa eu possa trazer dados que nos orgulhe. Quero aqui agradecer a visita de praticamente todos os vereadores, independente de partido político. Estou à disposição para ajudar em qualquer projeto que sirva a sociedade”, destacou.


Notícias Indicadas

Veja quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026

Lula volta a criticar uso do dólar, dias antes de reunião com Trump

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação