Iguá Sergipe implanta seis novos sistemas de bombeamento e avança na solução de problema histórico de abastecimento na zona norte de Aracaju
A Iguá Sergipe concluiu a implantação de seis novos sistemas de bombeamento de água tratada na zona norte de Aracaju, como parte de um conjunto de obras estruturantes voltadas à solução dos problemas de intermitência no abastecimento e de baixa pressão registrados historicamente na região. Com a instalação dos novos equipamentos, também conhecido como estações elevatórias, cerca de 37 mil moradores serão beneficiados diretamente nos bairros Moema Meire, Lamarão, Japãozinho, Alto da Jaqueira, Porto Dantas e Soledade.
Aumento do volume de água por bairro após instalação dos equipamentos
- +25% em Moema Meire (Don Luciano)
- +60% em Lamarão
- +68% em Japãozinho
- +52% em Alto da Jaqueira
- +111% em Porto Dantas
- +395% em Soledade
As intervenções fazem parte de um cronograma iniciado em dezembro, que incluiu diversas melhorias no sistema de abastecimento. A etapa atual marca um avanço significativo para uma região caracterizada por relevo mais elevado, fator que sempre representou um desafio técnico para a distribuição de água.
Segundo o gerente operacional da Iguá Sergipe, Remison Fortes, as obras foram planejadas para enfrentar diretamente essa limitação.
“A zona norte de Aracaju possui um relevo acentuado, o que historicamente dificultou a regularidade do abastecimento. A implantação desses sistemas de bombeamentos permite vencer essa barreira técnica, garantindo água com pressão adequada e maior continuidade no fornecimento. Os moradores da região já podem perceber essa mudança, com água disponível de forma mais regular e mais forte ao abrir a torneira.”, destacou.
Os sistemas de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água tratada, aumentando a pressão na rede de distribuição e possibilitando que o abastecimento chegue de forma eficiente às áreas mais altas da cidade, especialmente nos horários de maior consumo.
Com a entrada em operação dessas seis unidades e a conclusão dos demais serviços executados, a Iguá Sergipe avança na resolução de um problema histórico na zona norte da capital, reforçando o compromisso com a modernização do sistema e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Sobre a Iguá Sergipe
Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia iniciou investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá Saneamento é uma das maiores do setor no Brasil, atuando em 121 municípios de seis estados. Beneficia aproximadamente 6 milhões de pessoas por meio de concessões e parcerias público-privadas, promovendo mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade.