Estudos mostram que dores da fibromialgia podem ser amenizadas com uso da Cannabis
Médica Mirene Morais, certificada internacionalmente em Medicina Endocanabinóide - Foto: Assessoria
Como pós-graduação pelo Hospital Sírio Libanês e especialista em dor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mirene ressaltou que a medicina já vem descobrindo vários potenciais terapêuticos dos fitocanabinóides, principalmente, o tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD), além de diversos outros componentes encontrados na Cannabis. “Os efeitos positivos do uso terapêutico são observados pelos meus pacientes que têm melhorado a sua qualidade de vida", esclareceu Mirene, ressaltando que está sempre atenta às pesquisas voltadas para a planta.
No Brasil, existem 15 medicamentos à base de Cannabis, já autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem comercializados em farmácias e drogarias. Além disso, já há autorização para que sejam importados produtos produzidos em vários países do mundo. “Algumas Associações de pacientes - no Brasil - também possuem autorização de cultivo e extração de remédios à base de Cannabis, a exemplo da Abrace (na Paraíba) e da Apepi (no Rio de Janeiro)”, informou Mirene Morais.
Ela explicou que o paciente que tem interesse em fazer o uso terapêutico da Cannabis precisa procurar um médico para acompanhamento. “Todos os médicos estão habilitados a prescrever medicação à base de Cannabis. É importante, porém, que ele tenha convivência e estudos na área para o ajuste mais assertivo das doses e acompanhamento das possíveis interações medicamentosas”, advertiu Morais.