Amamentação: Quando é o momento de procurar ajuda especializada?
A consultoria especializada pode ser muito útil com as dificuldades mais práticas relacionadas a amamentar.
Amamentação: Quando é o momento de procurar ajuda especializada? - Imagem: Assessoria Datitia
Depois do parto, a amamentação costuma gerar inúmeros sentimentos na mulher como receio, entusiasmo, ansiedade, entre outros.
Foi assim com Cláudia Salazar, 35, mãe da Joana, de dois anos de idade:
“Eu tinha muito medo desse momento e não foi fácil, meu leite empedrou, sentia muita dor, mas tive a sorte de conhecer uma consultora em amamentação que me ajudou muito. Confesso que não me sentia apoiada pelas pessoas mais próximas a mim, mas cobrada”, conta.
O relato da Cláudia de sentir certa pressão sobre o momento de amamentar é muito comum a inúmeras mulheres.
Sabe-se dos inúmeros benefícios do aleitamento materno, mas o processo nem sempre é intuitivo como dizem e pode não ser como se esperava nas primeiras tentativas.
Contar com ajuda profissional realmente é o indicado?
A loja de roupa infantil, Datitia, também especializada no universo infantil e da maternidade, traz alguns esclarecimentos sobre o assunto.
Será mesmo que em alguns casos a ajuda profissional é indicada? Sim e há alguns sinais que mostram que é necessário contar com ajuda.
A dor que persiste durante a amamentação inteira é um sinal que pode indicar a necessidade de apoio e há muitos mitos reforçados em nossa cultura de que é normal a dor persistente até que o aleitamento funcione, mas isso não é verdade.
O que é considerado normal é a sensação inicial de dor ao dar de mamar ao bebê que vai amenizando conforme o peito se esvazia, fora isso, toda dor precisa ser investigada.
Quando começam a surgir machucados e fissuras, essa é uma das principais razões que fazem com que as mulheres busquem ajuda.
Vale ressaltar que ao buscar auxílio de consultoras profissionais isso não exclui o acompanhamento do médico diante de incômodos que possam surgir.
Geralmente o apoio profissional é mais vantajoso quando a mulher está em busca de ajuda com as dificuldades mais práticas, como de posicionar o bebê, ou quanto às dúvidas e inseguranças. Além disso, em casos de endurecimento nas mamas ou mamilos “amassados” a consultoria com uma profissional pode ajudar muito na prevenção do trauma mamilar.
Você teve uma boa ou ruim experiência no momento da amamentação?