Ipesaúde realiza capacitação para aperfeiçoar a inclusão no atendimento aos beneficiários LGBTQIAPN+
Ipesaúde realiza capacitação para aperfeiçoar a inclusão no atendimento aos beneficiários LGBTQIAPN+ - Foto: Ipesaúde
O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) deu início, na manhã desta terça-feira, 20, no auditório da sua sede, a uma capacitação que visa aprimorar o acolhimento e acesso das pessoas LGBTQIAPN+ na autarquia. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), por meio do Programa Capacita Mais Diversidade, continuará na quinta-feira, 22, com a participação dos colaboradores do instituto, especialmente aqueles da área de atendimento ao beneficiário.
O presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, esteve presente na capacitação e aprovou a ação inclusiva. “Grande dia hoje aqui no Ipesaúde, de aprendizado, de discussão sobre diversidade, focado no acolhimento dos nossos pacientes, sempre com o intuito de difundir as maneiras mais oportunas da abordagem dessa população tão especial que merece o nosso respeito”, afirma.
A diretora de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab), Nataly Góis, disse que o intuito da ação foi informar e orientar, da melhor forma possível, colaboradores sobre o atendimento aos beneficiários LGBTQIAPN+. Segundo ela, a capacitação trouxe informações relevantes não só para o atendimento presencial como também para a logística do sistema do Ipesaúde. “Hoje, o sistema possibilita o registro dos beneficiários do sexo feminino e masculino, mas que a partir dessas discussões será estudada a implantação dos demais gêneros”, salienta.
Coordenador da Política Pública da População LGBT da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o palestrante Jonathan Santos destacou a participação e interatividade dos funcionários. “Os colaboradores do Ipesaúde foram muito acolhedores com a pauta. A gente viu que são pessoas que realmente querem construir, e isso é muito importante, para que espaços de debate como estes sejam cada dia mais comuns. Tenho certeza que a gente plantou aqui uma semente e que posteriormente retornaremos com uma proposta de educação permanente para que a gente sempre se renove e que a inclusão e equidade seja algo fixo e o Ipesaúde seja referência nacionalmente em relação às práticas de saúde inclusiva para a população”, diz.
Durante a capacitação muitas dúvidas foram tiradas, entre elas aquelas relacionadas à inclusão no sistema sobre gênero, do tratamento e acolhimento às pessoas não binárias, sobre como lidar com a diversidade relacionada até com as próprias crenças, e como essas dificuldades pessoais não devem ser praticadas no espaço de trabalho.
Para o coordenador do Call Center do Ipesaúde, Matheus Santana, o objetivo da autarquia é atender bem a todos os beneficiários, independentemente de suas demandas emocionais e sociais. “Nessa capacitação a gente aprendeu bastante. Percebemos que podemos ser sensíveis em relação às demandas das pessoas LGBTQIAPN+ e isso faz com que cada vez mais a gente acolha bem a todos os beneficiários”, enfatiza.
Outra colaboradora que achou a capacitação muito importante foi Larissa Tavares, supervisora da Prime. “Acredito que foi fundamental para os funcionários, porque muitas vezes a gente não sabe como tratar de uma forma mais respeitosa e por meio dessa palestra aprendemos como nos portar e a como trazer um tratamento mais humanizado para o beneficiário”, revela.