Campanha do Ipesaúde leva conscientização sobre saúde ginecológica para beneficiárias
‘Setembro em Flor’ promove palestras ministradas pelas oncologistas do Grupo Vitta e pela fisioterapeuta do instituto
Oncologista do Grupo Vitta, Ana Clara Lopes - Foto: Ascom Ipesaúde
O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) está realizando durante esta semana, em suas unidades da capital, a Campanha ‘Setembro em Flor’. Ela visa a conscientização das mulheres sobre a saúde ginecológica, por meio de palestras ministradas pelas oncologistas do Grupo Vitta, Ana Clara Lopes e Luciana Franco do Prado Carvalho; e pela fisioterapeuta do instituto, Mayara Soares.
O evento está sendo desenvolvido desde a última segunda-feira, 23, e segue até a próxima sexta-feira, 27, sempre pela manhã. Ele acontece dentro do projeto ‘Sala de Espera’, realizado todos os meses no Centro de Especialidades Médicas (CCR), no Centro Odontológico, no Centro de Endocrinologia e Diabetes e no Centro de Reabilitação da autarquia.
Idealizada pela Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros) do Ipesaúde, a Campanha Setembro em Flor integra as ações de educação em saúde realizadas para os beneficiários da autarquia. “É mais uma iniciativa que acontece dentro do projeto Sala de Espera, onde sempre abordamos assuntos de educação para os nossos beneficiários. São temáticas voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce de todos os tipos de doença”, ressalta a diretora da Dirpros, Priscila Kitawara.
A ação desta quarta-feira, 25, ocorreu no Centro Odontológico e teve como palestrante a oncologista clínica do Grupo Vitta, Luciana Franco do Prado Carvalho. Durante sua explanação, a especialista levou aos beneficiários que aguardavam atendimento informações valiosas sobre câncer de ovário, útero, endométrio e colo do útero, tumores de vulva e vagina, além de câncer do intestino.
Luciana Carvalho também enfocou questões como prevenção, diagnóstico precoce, hábitos de vida saudável e a importância da vacinação de HPV para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Ela chamou a atenção aos sintomas como sangramento fora do período menstrual, durante a relação sexual ou na menopausa, que devem ser valorizados. Todas devem ficar atentas aos seus corpos e necessitam procurar o seu ginecologista quando notarem algum sintoma que não está melhorando.
Segundo a oncologista, a palestra foi bem produtiva e contou com a interação dos beneficiários, que aproveitaram para esclarecer dúvidas. “A receptividade foi ótima”, destacou. Luciana Carvalho também destacou a importância da informação de saúde ser passada aos pacientes enquanto eles aguardam o atendimento. “Aquele tempo de espera, que geralmente não é utilizado para nada, torna-se um período de conscientização. Gostei bastante do projeto”, disse.
Os beneficiários Angelúcia Andrade Moura e Paulo Jorge também elogiaram a iniciativa. Segundo Angelúcia, a palestra da oncologista foi belíssima e bem importante para ajudar os presentes a realmente se prevenirem. “A doutora falou maravilhosamente bem e eu tenho certeza que todos aqui ouviram, porque foi muito interessante o que ela passou. Todas as perguntas elaboradas por nós foram respondidas corretamente”, afirmou.
Já Paulo Jorge reforçou que a palestra foi super importante. “Acho que o câncer é um assunto que deveria ser mais discutido, pois os casos vêm crescendo muito. E essa divulgação é importante para que as pessoas fiquem mais atentas. Fico muito feliz em ver que o Ipesaúde está fazendo coisas boas para a gente”, salientou.
As atividades da Campanha Setembro em Flor seguem nesta quinta-feira, 26, no Centro de Endocrinologia e Diabetes; e na sexta, 27, no Centro de Reabilitação.