FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 12 de março de 2016

Uma mulher na Saúde ? :: Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Setores da imprensa dão conta de que o secretário da Saúde, Zezinho Sobral, pretende indicar ao governador Jackson Barreto uma mulher, profissional da área, para substituí-lo à frente da pasta, quando de sua desincompatibilização para se lançar como pré-candidato a prefeito de Aracaju, pelo PMDB. Há poucos dias, foi veiculado que os deputados peemedebistas visitaram o presidente da ADEMA, ex-senador Almeida Lima, e a visita em bloco foi então entendida como uma moção de apoio à suposta preferência do grupo de deputados, a fim de que o presidente da autarquia citada fosse removido para a Secretaria de Estado da Saúde, no lugar de Zezinho.
Ora, se o secretário Zezinho Sobral, preferido do governador como pré-candidato, conseguir a indicação de sua pretendente, das duas uma: ou ele teme não lograr êxito na pretensão de que a sua pré-candidatura vingue, em julho, e, assim, ele retornaria ao comando da SES, ou ele estará devidamente cacifado junto a JB, talvez com o apoio dos conselheiros do governador que preferem ver Almeida Lima longe de qualquer Secretaria. Das duas hipóteses, qual será a plausível? Zezinho também não quer Almeida Lima substituindo-o? Será? Vai-se saber!
Diga-se de passagem, a ida ou não de Almeida Lima para a SES já está virando uma novela. O governador Jackson Barreto jamais convidou ou insinuou o nome do primo para a Saúde. Ao menos, foi o que o próprio Almeida Lima afirmou em entrevista, algumas semanas atrás. De onde vem, então, essa conversa, essa novela? Bem, de novela eu não entendo. Não sou noveleiro. É bem verdade que eu assisti à novela “O Bem Amado”, nos idos de 1970, com Paulo Gracindo dando um show como o prefeito Odorico Paraguassú, além de outros membros formidáveis, atores e atrizes, no elenco. A novela foi uma farra. Aliás, essa lenga-lenga de Almeida Lima na Saúde daqui a pouco vai virar uma farra. A não ser que ele vá mesmo, ou que Zezinho barre-lhe o caminho, conseguindo emplacar a sua pretendente.
Em terras de muitos caciques (Serigy, Surubi, Aperipê, Siriri, Baepeba, Pindaíba, Muribeca, Pacatuba, Japaratuba...) índio raso tende a penar. Entretanto, Almeida Lima não deve ser visto como índio raso. Ele deve ter lá algumas penas no cocar.
Para finalizar: eu não escrevo este ligeiro texto por encomenda do ex-senador. Para conhecimento público, nós não nos falamos desde agosto de 2012. É que eu escrevi um texto, em 2014, sobre as eleições daquele ano, que se avizinhavam, e um jornalista comentou em sua coluna, provavelmente, a mando de um senador, que eu escrevi a pedido do ex-senador. Na época, eu rebati e disse o que agora reafirmo: há quase quatro anos, eu não troco meia dúzia de palavras com Almeida Lima. Estamos de férias. Porém, eu não posso deixar de escrever sobre o que penso.

 

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação