Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 17 de março de 2016

Almeida Lima está errado :: Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Charge capturada de grupos de whatsaap (Foto: Charge de Clcio Barroso)

Charge capturada de grupos de whatsaap (Foto: Charge de Clcio Barroso)

Uma administração sem saber o que fazer, porque não soube fazer bem. Não soube fazer algo simples. Um contrato de prestação de serviços. Não soube explicitar no papel e na prática o que dispõe a Lei 8.666/93, com as alterações posteriores (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), embora haja, na administração da Prefeitura de Aracaju, juristas altamente competentes. Não dependia deles, certamente. Sabe-se lá a razão de ter-se feito tudo de forma açodada. Sem os cuidados necessários. Contrato para a coleta do lixo. Substituição da empresa anteriormente contratada. Na verdade, deveria ser algo muito simples. Não foi. Tornou-se um desastre. A empresa contratada, segundo o TCE, não tinha garagem, não tinha sede, não tinha carros coletores/compactadores necessários e serviu-se, ao que parece, de caçambas e de alguns coletores arranjados de última hora, mas insuficientes para a demanda contratada.
A ADEMA, presidida pelo ex-senador Almeida Lima, também ex-prefeito da capital, além do exercício de outros cargos, eletivos ou não, tomou os cuidados necessários, para fazer valer a legislação ambiental. A empresa contratada pela PMA sequer tinha solicitado na ADEMA a competente licença para executar o objeto do contrato celebrado com a Prefeitura de Aracaju. De pronto, a administração municipal abriu o berreiro contra a ADEMA. Alegou-se uma questão política. Perseguição política da administração estadual, opositora da gestão aracajuana, que, a bem da verdade, tem deixado a desejar em muitos aspectos. Arrasta-se pelo chão, em alguns casos, como cobra ferida, que levou uma forte pancada na espinha.
A Prefeitura de Aracaju, pelos seus defensores, tentou jogar a imprensa e a população aracajuana contra a ADEMA. A barra parecia pesada. “Almeida Lima está errado!”, disse um dos defensores da municipalidade aracajuana. Esta, sim, errada, como acabaria reconhecendo o presidente do Tribunal de Contas do Estado. Segundo o conselheiro presidente Clóvis Barbosa, agentes públicos municipais teriam cometido indícios de crime no caso que redundou no novo contrato para a coleta do lixo. O Ministério Público será o destinatário de farta documentação que deverá ser enviada pelo TCE. Confira relatório (páginas 14-19).
Ainda teremos pano para as mangas. Esse caso da coleta de lixo ainda vai dar o que falar. A imprensa também noticiou providências por parte do Ministério Público do Trabalho contra a empresa CAVO. Alguém, sem querer, na PMA, acabou cavando um buraco para a empresa CAVO. A administração pública aracajuana faz o prefeito João Alves Filho perder mais uma.


É verdade: Almeida Lima está errado. Errado como dois mais dois são quatro.

 

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação