Aracaju (SE), 09 de julho de 2025
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 23/02/2017 às 09:25
Pub.: 23 de fevereiro de 2017

Nova greve dos agentes de limpeza não foi provocada pela prefeitura

Os trabalhadores da Cavo deflagraram nova greve na última terça-feira, 21. Desde que foi contratada pela Prefeitura de Aracaju, em caráter emergencial, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a empresa vem adotando uma postura que causa insatisfação.

Nova greve dos agentes de limpeza não foi provocada pela prefeitura (Foto: Ana Licia Menezes/PMA)

Nova greve dos agentes de limpeza não foi provocada pela prefeitura (Foto: Ana Licia Menezes/PMA)

Em entrevista concedida a um veículo de comunicação impresso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública Urbana e Comercial de Sergipe (Sindelimp), Rayvanderson Fernandes, destacou que os problemas vão além e incluem: jornada excessiva todos os dias, falta de equipamentos de segurança e proteção pessoal, impasses no pagamento salarial de cada mês e indisponibilidade de água potável para consumo durante o serviço.

“O Ministério Público está vendo a nossa situação e precisa intervir a favor do trabalhador. É inadmissível que a gente continue sem água potável para consumo e vivenciando demissões a cada final de mês”, desabafou o presidente do Sindelimp, justificando a terceira paralisação, ocorrida sete dias após o retorno das atividades.

Cavo já recebeu mais de 5 milhões

A Cavo foi contratada pela Prefeitura para o recolhimento do lixo, cabendo, desta forma, à administração efetuar o pagamento referente ao ajuste. Já à empresa, cabe a prestação do serviço contratado, bem como as obrigações relacionadas ao seu pessoal.

Na semana passada, a Emsurb efetuou o pagamento antecipado da Nota Fiscal 2145 /2017, no valor de R$ 2.065.802, 26 (dois milhões, sessenta e cinco mil, oitocentos e dois reais e vinte e seis centavos), cujo vencimento seria 13 de março. Com esse pagamento, a atual gestão já pagou junto à Cavo o montante de R$ 5.452.736,05 (cinco milhões, quatrocentos e cinquenta e dois mil, setecentos e trinta e seis reais e cinco centavos), inexistindo pendências financeiras neste exercício de 2017.

Desta maneira, a Prefeitura cumpriu fielmente o que está estabelecido no contrato, nas leis em vigor e exigiu que os serviços fossem realizados pela empresa corretamente. Antes desse adiantamento, a Emsurb notificou a Cavo pelo descumprimento na prestação dos serviços e estabeleceu penas apropriadas.

Sobre as dívidas de 2016 deixadas pela gestão anterior, o presidente da Emsurb, Mendonça Prado, reafirmou que “todos os procedimentos adotados para regularização serão realizados com base no decreto municipal que renegociou o passivo”.

No próximo dia 5 de março se encerra o contrato com a Cavo, sendo iniciado um processo licitatório para contratação de uma nova prestadora. Até lá, a Prefeitura de Aracaju, que não é responsável por esta greve, mantém-se como mediadora a fim de que os serviços de coleta de lixo sejam regularizados e a população seja atendida com a devida prioridade.

“Todas as ações e procedimento serão realizados conforme o ordenamento jurídico brasileiro. É importante que a empresa e o Poder Público mantenham uma boa relação para que a cidade seja colocada sempre em primeiro lugar”, destacou Mendonça Prado.

Continuidade do serviço

Nesta quarta, 22, o presidente da Emsurb recebeu os representantes do Sindelimp e da empresa Cavo, para buscar uma solução sobre a questão da paralisação dos serviços de limpeza da capital.

"Queremos estabelecer a conciliação de forma administrativa, pois a Emsurb não tem competência jurídica para julgar o mérito da questão entre a empresa Cavo e o sindicato. É nosso desejo e do prefeito Edvaldo Nogueira que esse impasse seja resolvido o quanto antes”, ressaltou o presidente da Emsurb.

Cerca de 40% dos trabalhadores estão nas ruas. O presidente do Sindelimp explicou não ser intenção do Sindicato prejudicar a população. “Achamos produtiva a reunião mediada pela Emsurb. Vamos manter o diálogo com a Cavo na busca de melhorias para a categoria”, esclareceu.

O diretor operacional da empresa Cavo, Udo Gabriel Vasconcelos, alegou ter atendido parte das reivindicações do Sindicato. “Essa nova gestão da prefeitura de Aracaju está nos dando condições financeiras de atender parte das demandas. Até o final desta semana parte do fardamento será entregue para os nossos colaboradores. Também estamos trabalhando para melhorar a logística da distribuição de água para as equipes. Não temos interesse em destratar nenhum trabalhador”, ressaltou.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação