Vagas de estágio são apresentadas a estudantes em evento de empregabilidade
A iniciativa do núcleo Unit Carreiras teve a participação de cinco empresas e instituições que atuam como agências de estágio e aprendizagem

Um contato mais próximo entre quem está cursando a faculdade e empresas que oferecem a oportunidade de um estágio. Ele foi proporcionado pela Universidade Tiradentes (Unit), através do seu núcleo de empregabilidade, o Unit Carreiras, que promoveu nesta quarta-feira, 21, o evento Conexão com o Mercado. Ele teve a participação de cinco empresas e instituições que atuam como agências de estágio e aprendizagem: Super Estágios, Ampla, Ideeas, Cempre (Centro de Estágio e Emprego) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que já atuam como parceiras da Unit.
Todas montaram estandes no Minishopping do Campus Farolândia, com a para divulgar oportunidades de estágio aos estudantes da Unit, além de realizar o cadastramento dos alunos. A exposição teve a participação de cerca de 300 estudantes que puderam interagir diretamente com as empresas. Este é o segundo evento promovido pelo núcleo, que já fez uma primeira exposição em agosto do ano passado, por ocasião do Dia do Estagiário.
O objetivo é impulsionar a empregabilidade dos alunos, promovendo uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho. O analista de desenvolvimento Wagner Bispo Carneiro Santos, do Unit Carreiras, explica que o agente de estágio mantém parcerias com empresas de vários setores, que apresentam suas vagas disponíveis e procuram as agências para que elas entrem em contato com as universidades e captem possíveis candidatos entre os alunos.
“A gente já convida esse agente para participar do evento para que eles tragam vagas de estágios aos nossos alunos, e para que eles já consigam a oportunidade na empresa depois desse contato conosco, numa vaga que já vem própria para esse evento”, detalha Wagner, destacando que o estágio é fundamental para o desenvolvimento de habilidades, profissionais e comportamentais em cada estudante. “Isso está inerente ao que está sendo solicitado no mercado de trabalho. Além de os nossos alunos conseguirem a oportunidade de estágio, eles conseguem fazer o networking e, futuramente, conseguem ser futuros funcionários das empresas onde eles estagiaram”, acrescenta.
A iniciativa da Unit foi bem recebida pelas agências, que destacaram a importância da proximidade com os estudantes e com a universidade. “A grande maioria dos estudantes com os quais a gente trabalha são da Unit, sem dúvida nenhuma. Participar de eventos como esse agrega muito, porque a gente está sempre abrindo novas vagas e também agregando os estudantes daqui, até porque eles são muito engajados e estão sempre à procura de estágios. Isso ajuda muito a gente”, elogia a assistente comercial Mirele Lima Santos, da Super Estágios.
A expectativa para as vagas de estágio mobilizou o interesse e a atenção de muitos estudantes, que logo procuraram os estandes nos primeiros minutos da exposição. Uma delas foi a venezuelana Isabella Antonietta Hernandez Sucre, que mora em Aracaju há um ano e estuda o segundo período de Biomedicina, também se disse muito interessada em um estágio na área, atendendo a uma demanda que já começou a ser exigida no curso.
“Uma das coisas que olham muito para o pessoal de Biomedicina é a experiência do aluno, e quando têm muitos professores que indicam muito aos alunos para fazerem um estágio. A experiência, ao final, é o que vai nos trazer mais portas abertas para a nossa profissão. E acho que, a diferença de outros lugares, especialmente do meu país, a faculdade vem oferecendo muita ajuda nesse sentido aos alunos, para eles tentarem entrar [no mercado] em sua área de preferência”, destacou a sorridente Isabella.