Como o design UX/UI influencia decisões de compra no e-commerce
A primeira impressão que um consumidor tem ao acessar uma loja virtual é determinante para sua permanência e, posteriormente, para sua decisão de compra

No mundo contemporâneo, sobretudo a partir do avanço da internet e da digitalização de uma série de atividades ligadas ao setor econômico da sociedade, a experiência do usuário tornou-se uma peça elementar, especialmente para as empresas que trabalham com e-commerce.
De fato, uma interface de navegação mais intuitiva, fácil de usar e livre de obstáculos proporciona ao cliente uma experiência muito mais positiva no momento de efetuar uma compra, processo que aumenta significativamente a conversão de usuários, diminuindo, então, o abandono do carrinho.
Qual é a importância da experiência do usuário e da interface do usuário?
Inicialmente, é importante destacar a diferença entre experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI). A UX trata-se do estudo que busca encontrar a melhor maneira de proporcionar uma experiência singular ao usuário no momento de efetuar alguma compra. A UI, por sua vez, encontra-se diretamente ligada ao aspecto visual, ou seja, design de interfaces e desenho da página web.
Embora, muitas vezes, ambas encontrem-se ligadas somente ao fator estético, mesmo que erroneamente, a UI e a UX abordam, além disso, a funcionalidade e a fluidez da navegação do usuário em termos de uso cotidiano. Nesse sentido, uma UI precisa fazer com que o usuário consiga guiar-se pelo site de forma eficiente e intuitiva.
Uma boa UI, portanto, precisa ter uma barra de navegação que permita aos usuários encontrar as categorias e as páginas dos produtos. A página do produto é o ambiente no qual o usuário encontrará as especificidades daquilo que pretende comprar, por isso é preciso ter imagens de qualidade, descrições detalhadas, especificações técnicas e opções de personalização.
Por conseguinte, de acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen Norman Group, quando um site voltado ao e-commerce faz uso da UX, as chances de conversão atingem 83%. A UX, nesse sentido, pode ser aplicada em qualquer tipo de plataforma no qual o cliente faça alguma interação com a marca.
A experiência do usuário é fundamental por uma série de aspectos em um e-commerce, sendo alguns deles: engajar e promover a marca, reduzir os custos operacionais a partir de ferramentas e metodologias de análise de dados, tornar a marca mais competitiva no mercado e converter a qualquer momento a compra. Quando o consumidor se sente seguro e encontra o que procura com facilidade, as chances de conversão aumentam.
Como reduzir o abandono do carrinho?
Uma das formas de reduzir o abandono do carrinho, partindo de estratégias de UI e UX, é investir em um checkout personalizado. Na maioria das vezes, mesmo depois de rodar pelo site e escolher um produto ou, em algumas ocasiões, somente demonstrar interesse de compra, o consumidor acaba desistindo na etapa final, por encontrar um processo complexo que exige uma série de informações desnecessárias.
Um checkout eficiente deve ser simples e objetivo. Por exemplo, personalizar essa etapa com base em preferências anteriores, localização ou histórico de navegação contribui para um processo mais ágil.
No fim, a qualidade da experiência do usuário e da interface visual no e-commerce é uma questão de estratégia de vendas. Desde a entrada do usuário na loja virtual até o fechamento do pedido, cada elemento pode aproximar ou afastar o consumidor da decisão de compra.