Governo do Estado lamenta "forma deselegante" do deputado Georgeo Passos
O governo do estado de Sergipe lamenta a forma deselegante com que o deputado estadual Georgeo Passos se dirigiu ao governo, em seu pronunciamento hoje, 13, no pequeno expediente da Assembleia Legislativa onde afirma que o governo oferece migalhas para o povo do sertão.
O deputado se refere a apenas uma das ações que o governo do estado vai realizar para buscar amenizar os efeitos da seca na região. O governo afirma que o deputado omitiu as demais ações para dar a impressão para a opinião pública que o governo pouco está fazendo em relação a essas questões.
Na reunião que o governador Jackson Barreto realizou ontem, dia 12, com prefeitos, o deputado Jairo de Glória, lideranças comunitárias dos trabalhadores rurais do sertão, proprietários de queijarias e uma equipe multidisciplinar do governo formada pelos secretários, Belivaldo Chagas (Casa Civil, Esmeraldo Leal (Agricultura), Olivier Chagas (Meio Ambiente), Carlos Melo (Deso), Jeferson Feitoza de Carvalho (Emdagro), José Carlos Felizola (Cohidro) e Coronel Mendes (Defesa Civil), tratou-se de diversos outros temas relacionados ao combate aos efeitos da seca.
Entre os temas, as reuniões que o governador realizou em Brasilia na semana passada em ministérios em busca de ajuda. No Ministério da Integração Nacional, o governador reforçou o pedido que já havia feito ao ministro Élder Barbalho para aumentar a quantidade de entrega de água em carros-pipas nas cidades que já recebem o programa além de acrescentar os novos municípios que decretaram estado de emergênciarecentemente para receber o programa de carros-pipa.
No Ministério da Agricultura, ao lado do prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, e do deputado federal Jhony Marcos, o governador foi recebido pelo ministro Blairo Maggi, onde pediu que o Governo Federal subsidiasse a compra do estoque de 740 mil toneladas de milho que está na Conab em Itabaiana para que os pequenos criadores de animais pudessem oferecer aos seus rebanhos para enfrentar os próximos meses de seca.
O governador Jackson Barreto também foi ao Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para que ele pudesse interferir positivamente nestas duas pautas anteriores, carros-pipa e milho da Conab subsidiado.
Na reunião de ontem, ainda ficou combinado uma série de ações para ajudar os homens e mulheres do campo. Com a Deso, ficou acertado que a empresa irá colocar em prática um plano de emergência para reforçar o abastecimento nas áreas mais críticas. Vai fazer um convenio de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública para coibir o roubo de água nos canos da rede, além da execução de uma conquista do governador Jackson Barreto, um convênio de R$ 30 milhões com a Caixa Economica Federal para construir sistemas singelos de abastecimento de água em pequenas comunidades mais distantes nas zonas rurais.
A Cohidro vai intensificar os programas de perfuração de poços e de limpezas em aguadas, açudes e barragens, tanto as grandes que servem comunidades, como as menores que servem a pequenas propriedades.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente já executa um programa de dessinalização de água em dezenas de povoados em diversos municípios do sertão e vai intensificar esse programa. O Banese está criando uma linha de crédito para oferecer as queijarias para que aquelas que necessitem, se adequem aos critérios sanitários. Já existe projetos na Emdagro neste sentido e com o apoio desta linha de crédito as coisas vão andar mais rápido.
Enfim, foram três horas de reunião com a presença do governador Jackson Barreto discutindo democraticamente com todos os envolvidos em busca de soluções e encaminhando ações praticas para ajudar aos sertanejos.
O governo do estado já mostrou algumas das suas ações de enfrentamento aos efeitos da seca e deixa a pergunta: o que é que o deputado estadual Georgeo Passos está fazendo para ajudar aos irmãos do sertão?
Governo de Sergipe