Aracaju (SE), 04 de julho de 2025
POR: ASN
Fonte: ASN
Em: 14/12/2016 às 12:39
Pub.: 15 de dezembro de 2016

Belivaldo Chagas participa da entrega do Selo Unicef a municípios sergipanos

A promoção de igualdade e avanços nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social foi reconhecida na manhã desta quarta-feira, 14, durante o evento.

O vice-governador Belivaldo Chagas participou da solenidade, que reconheceu, em nível internacional, a atuação de oitos municípios sergipanos: Propriá, Aquidabã, Lagarto, Itabaianinha, Frei Paulo, Ribeirópolis, Simão Dias e Itabaiana (Imagem: Jorge Henrique/ASN)

O vice-governador Belivaldo Chagas participou da solenidade, que reconheceu, em nível internacional, a atuação de oitos municípios sergipanos: Propriá, Aquidabã, Lagarto, Itabaianinha, Frei Paulo, Ribeirópolis, Simão Dias e Itabaiana (Imagem: Jorge Henrique/ASN)

A promoção de igualdade e avanços nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social foi reconhecida na manhã desta quarta-feira, 14, durante a certificação estadual do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016. O vice-governador Belivaldo Chagas participou da solenidade, que reconheceu, em nível internacional, a atuação de oitos municípios sergipanos: Propriá, Aquidabã, Lagarto, Itabaianinha, Frei Paulo, Ribeirópolis, Simão Dias e Itabaiana.

Em Sergipe, 36 municípios se inscreveram na quarta edição do Selo Unicef, assumindo o compromisso de desenvolver mecanismos para enfrentar os principais problemas das crianças e adolescentes do semiárido, elaborando ações estratégicas em diferentes áreas; monitorando, por meio de indicadores, os objetivos; e participando de debates em fóruns comunitários em cada município. Esta é a edição em que mais municípios sergipanos foram agraciados com o Selo.

De acordo com Belivaldo Chagas, o Governo do Estado vem contribuindo principalmente nas ações voltadas à Educação e Inclusão Social, incluindo, também, iniciativas de outros órgãos, com o objetivo de enfrentar os problemas relacionados às crianças e adolescentes, a exemplo do uso de drogas. Ele ainda afirmou que o Estado realiza um trabalho conjunto com os municípios, no sentido de fortalecer as ações desenvolvidas em Sergipe.

“A redução das desigualdades sociais que impactam as vidas dos jovens tem que ser, indiscutivelmente, uma das metas que os gestores não devem jamais deixar de perseguir, pois, afinal de contas, com isso, colheremos os frutos do progresso e sabedoria para a comunidade. Apesar da série de dificuldades, como a seca e a crise econômica, os oito municípios foram premiados. Parabenizo a eles, como também aos que conseguiram avançar nas ações voltadas para as crianças e adolescentes. Ficamos na expectativa que outras localidades sejam contempladas nas próximas edições da certificação”, destacou o vice-governador.

A secretária de Estado de Inclusão Social (Seidh), Marta Leão, pontuou que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realiza um trabalho importante nos municípios, sendo parceiro do governo há muitos anos e promovendo incentivo aos gestores sergipanos. Ela explica que a certificação concedida hoje é a demonstração da importância que crianças e adolescentes têm no avanço não só da localidade onde residem, como também em seu estado e país.

O apoio do Estado aos municípios, segundo Marta Leão, ocorre, por exemplo, com a instalação de abrigos, como o Regional de Frei Paulo, e do Espaço Cuidar inaugurado este ano em Simão Dias. O abrigo atua nas ações de inclusão social do governo e mostra a importância das crianças e dos adolescentes no município de Frei Paulo. O espaço colabora na promoção e acolhimento em 100% do território sergipano, conforme o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Já o Espaço Cuidar, tem o compromisso de transformação, objetivando aproximar o governo das comunidades em situação de vulnerabilidade.

Selo Unicef

Os 36 municípios sergipanos que inscreveram-se na edição 2013-2016 do Selo, de acordo com explicações da coordenadora do Unicef da Bahia e Sergipe, Helena Oliveira, passaram por fases de aprendizagem e troca de experiências, no sentido de buscar a realização de atendimento adequado a criança e ao adolescente, melhorando os indicadores na primeira infância, realizando semanas de bebê, ações de inclusão escolar, planos municipais de primeira infância e, ainda, a busca de crianças com deficiência para entrar e/ou voltar para escola.

Helena destaca que a experiência vinculada ao Selo é realizada no Brasil com o apoio da Unicef na região do semiárido, na plataforma da Amazônia e em centros urbanos, buscando onde estão as desigualdades que impactam a vida de crianças e adolescentes.

“Para os oitos municípios sergipanos, receber o Selo representa um momento especial em termos de reconhecimento, sobre as ações que eles realizam na área da infância e da adolescência numa região como o semiárido.  Os desafios são enormes. É uma realidade de décadas de seca, na qual todos os dias cada prefeito, articulador e conselheiro acorda com desafio de superar as dificuldades e pensar políticas para crianças e adolescentes. E é um prazer estar aqui hoje junto com o Governo do Estado. Esperamos que, com o encerramento dessa edição e o início da próxima, mais municípios sejam ganhadores do Selo”, disse a coordenadora.

O prefeito de Itabaianinha, Robson Hora, comenta que o Selo funcionará como divisor de águas para o município. “Tenho certeza que seremos vistos com bons olhos. O município funciona como facilitador, levando políticas públicas às pessoas que realmente precisam. E investir nas crianças e nos adolescentes, é pensar no futuro. Eles precisam de todos os nossos cuidados”.

No ponto de vista do prefeito de Lagarto, Lila Fraga, o gestor tem o dever moral de incentivar da melhor forma as crianças e adolescentes. “Nós vemos atualmente tantas situações erradas no país e crianças partindo na direção errada, que o incentivo realizado pelas prefeituras é um grande avanço para a população, de modo que quem sai ganhando são as pessoas menos favorecidas”.

O adolescente Vitor de Jesus, 16, é membro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) de Itabaiana, vinculado à Unicef, e comenta que a participação em iniciativas do Fundo lhe proporcionou várias mudanças. “Comecei a descobrir meus direitos como criança e adolescente. Quando entrei no projeto, há dois anos, não sabia de nada. Agora, representei meu município em Brasília, participando das Conferências inicialmente municipais, depois territoriais, estaduais e depois a nacional. Lá vi que somos exemplos para muitas pessoas”.

Além do reconhecimento dos oito localidades sergipanas, o evento de hoje destacou, através de menção honrosa, municípios que, apesar de não receberem o Selo, atingiram alguns indicativos propostos. Foram eles: Campo do Brito, Canindé do São Francisco, Capela, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação