FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Edjane Oliveira
Fonte: Assessoria João Daniel
Em: 01/02/2017
Pub.: 01 de fevereiro de 2017

Seminário leva informação a agricultores sobre renegociação de dívidas rurais

Milhares de agricultores sergipanos têm até o final de dezembro deste ano para liquidar ou repactuar dívidas de empréstimos rurais contraídos em bancos públicos, amparados pela lei federal 13.340/2016. E para esclarecer quem está enquadrado nessa lei e quais as condições para quitação e renegociação previstas nela que o mandato do deputado federal João Daniel (PT/SE), através da Comissão de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, realizou um seminário, no município de Boquim, para divulgar as informações com os produtores do município e região. O evento lotou o auditório da Emdagro na cidade contou com a participação de representantes do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil e Banco do Estado de Sergipe (Banese) para passar as informações.

Seminário leva informação a agricultores sobre renegociação de dívidas rurais (Imagem: Márcio Garcez)

Seminário leva informação a agricultores sobre renegociação de dívidas rurais (Imagem: Márcio Garcez)

Também participaram da atividade, na última sexta-feira, dia 27, em Boquim, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e associações e movimentos sociais do campo. O evento, que foi realizado em parceria com a Prefeitura de Boquim, contou com a presença do prefeito e vice-prefeito do município, Eraldo Andrade e Chicão Almeida, respectivamente; o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal; o diretor-técnico da Emdagro, Gismário Nobre; secretários de agricultura e vereadores dos municípios da região, entre outros.

Pela Lei 13.340/16, agricultores que estão na região do semiárido e contraíram dívidas de até R$ 15 mil, contratadas até 31 dezembro de 2006, têm a possibilidade de quitar essa dívida com rebate de 95%. Em outras regiões fora do semiárido o rebate é de 85%. Ao detalhar as condições para os participantes do seminário, o representante do Banco do Nordeste, Volnandy Aragão, ressaltou a oportunidade que os agricultores que fizeram empréstimos até o final de 2011 têm agora.

Paralelo à questão do endividamento vivido pelos agricultores de Boquim e região Sul, durante o seminário foi debatido o grave problema que atinge os produtores devido à crise vivenciada pela citricultura. Os participantes expuseram a situação enfrentada diante da queda na cadeia produtiva da laranja, fator que levou ao endividamento de muitos produtores. E um dos motivos que muito tem contribuído para isso são as pragas e doenças que têm acometido os pomares.

Informação multiplicada

Realizado através demandas dos trabalhadores rurais organizados, a ideia é que esses seminários sejam realizados em outras regiões, para levar informação a agricultores de todo Estado, relatou o deputado João Daniel. “Essa lei traz muitas conquistas que vieram fruto de muita luta e debate. E por isso é fundamental que todos os trabalhadores e trabalhadoras tenham conhecimento para que possamos resolver definitivamente esse problema das dívidas rurais e, caso não esteja contemplado algum tipo de financiamento, estamos na Câmara para ajudar a buscar uma solução”, afirmou.

O próximo seminário será realizado nessa sexta-feira, dia 3, na cidade de Poço Redondo, voltado para produtores não só do município, mas de toda região do Alto Sertão. O evento será realizado a partir das 9 horas, no Teatro Raízes Nordestinas, localizado na avenida Alcino Alves Costa.

O deputado João Daniel relembrou o histórico do seu mandato pela renegociação das dívidas dos agricultores, através de debates e ações, desde quando era deputado estadual, e os encaminhamentos que culminaram com a sua ativa participação, já como parlamentar federal, como titular da Comissão Especial que analisou as medidas provisórias 707, inicialmente, e depois MP 733, que resultaram na Lei 13.340/16, inclusive com emendas importantes de sua autoria, que veio contemplar os agricultores.

Em nome da Secretaria de Estado da Agricultura, o secretário Esmeraldo Leal agradeceu ao deputado João Daniel a participação na comissão da Câmara que ajudou nessa importante conquista para os agricultores que foi a lei da renegociação das dívidas. “Além disso, ele tem feito um trabalho muito importe de divulgação e mobilização dos produtores para acessarem essa conquista. E esse seminário em Boquim ter sido realizado na sede da Emdagro mostra, além de respeito os produtores de um modo geral, demonstra seu respeito à Emdagro enquanto empresa de assistência técnica”, disse.

O prefeito Eraldo Andrade destacou a importância dessa lei para os agricultores e ela contemplar moradores de municípios indistintamente, dando a cada um suas condições. “Agradecemos a disponibilidade do deputado João Daniel em trazer esse debate a nosso município e em estar aberto a parcerias para que possamos fazer o melhor por Boquim”, disse. O vice-prefeito, Chicão Almeida, agradeceu a acolhida do parlamentar para a realização do seminário e levar essas informações para os produtores de Boquim e região. “Esse assunto da renegociação das dívidas é muito importante para nossa região e é preciso levar essas informações ao máximo possível de pessoas”, disse.

Condições

Para quem não tem condições de quitar, no momento, os débitos existentes, a Lei 13.340/16 possibilita que que os agricultores parcelem o débito, com prestações anuais, com primeiro vencimento para 2021, com taxas de juros anuais que variam de 0,5% a 2%, para agricultores enquadrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), e 3,5% para demais produtores, cooperativas e associações.

Além dos descontos para quem for liquidar a dívida e taxas de juros menores para quem renegociar, a Lei 13.340/16 traz outras vantagens para os agricultores que fizeram empréstimos até o final do ano de 2011, como a quebra do aval solidário, possibilitando a individualização das dívidas através das cooperativas; a suspensão e extinção das ações de cobrança judicial em tramitação para as operações liquidadas e renegociadas, o que foi um grande avanço dessa lei; também a suspensão do envio para cobrança judicial até 29 de dezembro deste ano, suspensão da prescrição até esta mesma data e suspensão da inscrição na Dívida Ativa da União. “Esse é o grande momento para que esses produtores procurem os bancos e tentem pagar com descontos ou renegociar. Não é uma oportunidade para perder e precisamos multiplicar essas informações”, ressaltou Volnandy.

Segundo informou o representante do BNB, somente na região de Boquim existem em torno de 1.300 operações, em 40% delas os cálculos já estão prontos e os funcionários estão indo às propriedades informar os produtores sobre a possibilidade de renegociação. O representante do Banco do Brasil, Rafael Rocha, destacou também a importância de aproveitar a Lei 13.340 para resolver sua situação e informou que a instituição ainda não está preparada para fazer os cálculos, mas assim que tiver convocará o produtor. A representante do Banese, Eraldina Santos, disse que já a partir dessa semana as agências já estariam prontas para receber os agricultores que fosse em busca de informações sobre a lei 13.340 e que a direção do banco estava orientando todas as agências nesse sentido.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação