FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Agência Alese
Fonte: Agência Alese
Em: 03/02/2017 às 18:19
Pub.: 06 de fevereiro de 2017

Deputados apoiam adesão ao Plano de Segurança formalizada pelo ministro da Justiça em Sergipe

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB) e o presidente da Comissão de Segurança da Alese, Samuel Barreto (PSL) participaram na tarde desta sexta-feira (03) da solenidade no Palácio dos Despachos, em que o ministro de Estado da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, o governador Jackson Barreto (PMDB), o secretário da Justiça, Cristiano Barreto e o secretário de Segurança Pública, João Batista, assinaram o Termo para formalizar a Adesão do Estado de Sergipe ao Plano Nacional de Segurança. Na ocasião, o ministro anunciou a criação de um Núcleo de Inteligência.

“O país atravessa uma situação difícil em questão de segurança pública e tudo que vier para somar é bom. Quando um ministro vem para um estado pequeno como o nosso trazer reforço e recursos, é muito bom para que se possa fazer um combate maior quanto a questão da droga, da criminalidade, de tudo o que afeta a segurança no Estado”, ressalta o deputado Luciano Bispo.

O deputado Capitão Samuel Barreto (PSL), também participou da visita do ministro Alexandre Moraes ao Estado de Sergipe. Na porta do Palácio dos Despachos, ele acompanhou a entrega de quatro veículos à Secretaria de Justiça, com capacidade para transportar 19 pessoas, sendo 10 presos, motorista e oito guardas prisionais responsáveis pela escolta dos internos dos presídios sergipanos.

“Tudo o que vier do Governo Federal, de doação e recursos que venham a reduzir os gastos com a segurança pública como um todo aqui no Estado de Sergipe é importante. Esses veículos irão facilitar sim o trabalho no sistema prisional e eu espero que o Governo Federal além de mandar esses veículos que otimizem de uma vez por todas as audiências virtuais, onde o preso não precisa sair do presídio, o advogado vai até lá e o juiz faz tipo uma conferência digital. Já passou do momento de Sergipe fazer isso. Basta dotar as cadeias com um local adequado para que o advogado fique com o seu cliente com toda a segurança e liberdade possível e o juiz no fórum marque as audiências. Isso vai reduzir o custo com as audiências, agilizar os processos criminais e os julgamentos nos diversos casos”, acredita Capitão Samuel.

Plano Nacional

Durante entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Justiça afirmou que pela primeira vez uma ação como essa do Plano Nacional de Segurança, sai do papel, por meio de uma elaboração conjunta com a participação de todos os secretários. “Já lançamos o Plano Nacional de Segurança e agora estamos na parte operacional; começamos com três capitais, Natal, Aracaju e Porto Alegre. Tudo em cooperação, uma integração entre o Governo Federal e estaduais, juntos contra o inimigo comum que é a questão da criminalidade e do crime organizado”, ressalta.

Alexandre Moraes explicou que o Plano será desenvolvido em três focos principais que vêm sendo discutidos desde maio do ano passado: a redução dos crimes de homicídios, feminicídio e violência contra a mulher; a racionalização e modernização do sistema penitenciário e o combate ao crime organizado transacional (tráfico de armas e de drogas principalmente). Estaremos aqui em Sergipe criando o Núcleo de Inteligência com a participação do Ministério Público também. Vamos fazer a capacitação de diversos agentes, não só das carreiras policiais, mas também da área de saúde e assistência social preventiva visando dar um golpe na criminalidade”, anuncia.

Formalização

O ministro explicou que estão formalizadas as adesões ao Plano Nacional de Segurança nos 27 estados brasileiros. “São os 27 estados que vão participar e em 2018 vamos estender para as cidades metropolitanas. Todas as capitais vão receber o Plano; começamos agora de forma escalonada com essas três, no início de março vamos fazer mais sete capitais, no final de março mais seis, para que em abril e maio possamos estar em todas as capitais ao mesmo tempo, cruzando informações, cruzando inteligência, combatendo o tráfico de drogas e racionalizando o sistema penitenciário. É uma formalização do que vem ocorrendo nos 9 meses que nós tomamos posse”, destaca.

“Desde quando o presidente Michel Temer tomou posse, já demos um outro perfil ao Ministério da Justiça, a primeira reunião foi dia 30 de maio com todos os secretários de segurança e já colocamos essa pauta importante: Justiça e Segurança. A questão orçamentária já foi alterada e para esse ano já temos muito mais recursos para a segurança. Alteramos medidas provisórias importantes para que pudéssemos ampliar a Força Nacional. Então o Ministério da Justiça começou a implementar essa coordenação”, completa.

Alexandre Moraes enfatizou que a responsabilidade primária quanto ao desenvolvimento das ações é dos estados que têm a polícia civil, militar e a polícia técnico-científica. “Mas a responsabilidade da segurança como um todo é de todos nós. O Plano Nacional de Segurança demonstra exatamente isso: União, Estados e municípios, podem muito mais do que cada um atuando separadamente. É uma integração, uma coordenação. Não há subordinação e nem hierarquização entre entes federativos; estamos juntos, planejando juntos e todas as medidas, todas as informações trocadas devem ser feitas de forma consensual entre União e Estados”, alerta.

Colaboração

O governador Jackson Barreto destacou a adesão do Estado de Sergipe ao Plano Nacional. “O Estado vai colaborar com as polícias militar e civil.  São mais 150 homens que estão chegando e vão ajudar muito na questão da segurança; será feito um trabalho junto ao Departamento de Homicídios, na área de perícias, cada um fazendo a sua parte”, ressalta.

Na oportunidade, ele anunciou a nomeação de 20 novos Agentes de Polícia Judiciária Substituto. “Esses novos agentes atuarão nas Delegacias Regionais de Carmópolis, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana, no que se refere ao combate ao crime de homicídio”, informa lembrando que em março, foram nomeados 100 Agentes de Polícia Judiciária Substituto, aumentando para 155 o quadro de Agentes de Polícia Civil.

Com o Plano Nacional de Segurança, a expectativa do Ministério da Justiça é de que haja uma redução anual de 7,5% na quantidade de homicídios dolosos nas capitais em 2017 e o mesmo percentual em 2018 nas cidades limítrofes que englobam 209 municípios. E ainda, reduzir a superlotação carcerária em 15% no próximo ano.

“A crise do sistema penitenciário no Brasil é crônica, remonta mais de 100 anos, sendo que na última década houve um abandono total da questão penitenciária. Em 2014, o Governo Federal via Ministério da Justiça transferiu 46 milhões somente aos Estado, em 2015, 56 milhões e nós o ano passado transferimos 1 bilhão e 200 milhões, ou seja, é prioridade agora. Obviamente que não se faz a modernização do sistema penitenciário num passe de mágica”, conclui.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação