Planos de saúde: fim de limite para tratamentos já está em vigor
Planos de saúde: fim de limite para tratamentos já está em vigor - Foto: Asscom Unit
Para especialistas em Direito, a nova resolução representa ganho para o consumidor.“ A medida vale para os usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde, como, por exemplo, paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia”, explicao professor de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), dr. Diogo Calasans.
Neste ano, a ANS também incluiu diversos exames, tratamentos e medicamentos no rol de procedimentos obrigatórios. “O fim do limite de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas passa a ser válido para pacientes com qualquer diagnóstico, de acordo com a indicação do médico assistente e isso é uma conquista para todos os usuários de plano de saúde e um ganho para o direito do consumidor”, afirma.
Caso haja resistência por parte do plano de saúde, o consumidor e usuário pode fazer uma reclamação no site da ANS e, se não for resolvido amigavelmente, poderá ingressar com uma ação judicial.