Fratura no dente: o que fazer?
Em caso de dentes quebrados, é necessário o auxílio de um cirurgião-dentista para avaliação e tratamento. Com isso, evita-se o comprometimento da forma, função dentária e estética do sorriso.
Fratura no dente: o que fazer? - Foto: Pexels
Quebrar os dentes é uma ocorrência comum entre o público das mais diversas faixas etárias e pelas mais variadas razões. Esse incidente, também chamado de fratura dental, merece uma atenção urgente de avaliação e início de tratamento para evitar o comprometimento da forma, função dentária e estética do sorriso, interferindo assim na fonação, respiração adequada e até mesmo a capacidade mastigatória. Assim, o recomendado é procurar imediatamente o profissional da Odontologia para que se possa realizar a avaliação do caso.
“Quando da ocorrência da fratura se deve procurar o fragmento deslocado, que por ventura tenha caído no chão, mantê-lo armazenado em condições de umidade e levá-lo prontamente a cirurgião-dentista, a fim de ser avaliada a possibilidade de realizar a colagem do fragmento (restauração biológica); buscar auxílio de um cirurgião-dentista que terá condições de avaliar clínico e radiograficamente; e informar o motivo que levou à fratura do dente e tempo decorrido entre a fratura e a busca por tratamento odontológico, essencial para que se possa verificar as possibilidades de intervenção”, explica a professora doutora Sandra Regina Barretto, do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
A professora também chama a atenção para o fato de que, mesmo nos casos de traumatismos envolvendo a região bucal, mas sem fratura dentária aparente, é essencial que o profissional da Odontologia seja procurado, pois muitas vezes, as repercussões clínicas do traumatismo acontecem a médio e longo prazo, sendo necessário que se faça o adequado acompanhamento da situação.