Aracaju (SE), 24 de novembro de 2024
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 05/08/2024 às 11:46
Pub.: 05 de agosto de 2024

Dia Nacional da Saúde, o Ipesaúde alerta para a importância dos exames de rotina

A realização do check-up é uma importante conduta a ser adotada por pessoas de todas as idades em especial a população acima de 40 anos

Gabriel Miranda, clínico geral do Ipesaúde - Foto: Ascom Ipesaúde

Gabriel Miranda, clínico geral do Ipesaúde - Foto: Ascom Ipesaúde

Fazer exames de rotina é uma prática muito importante para a prevenção e o diagnóstico precoce de diversas doenças. É através do check-up anual que se torna possível avaliar como está a saúde do paciente, identificar condições que podem ser assintomáticas e analisar a existência de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças. Também é através dessa avaliação médica que é possível acompanhar a evolução de uma doença já diagnosticada, como a hipertensão, o colesterol alto, a anemia, o câncer, entre outras enfermidades.

No dia 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, uma data dedicada a conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária e a adoção de um estilo de vida mais saudável. De acordo com clínico geral do  Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Gabriel Miranda, a realização do check-up é uma importante conduta a ser adotada por pessoas de todas as idades, mas a população acima de 40 anos deve ficar ainda mais alerta em relação a essa necessidade.

Conforme o médico, pacientes com comorbidades e aqueles que possuem histórico familiar de doenças crônicas ou câncer também devem realizar os exames de rotina periodicamente. “Eles são essenciais para identificar problemas de saúde antes que se tornem graves”, diz, ao acrescentar que a prevenção é a melhor forma de garantir uma vida saudável e longa.

O profissional explica sobre o período adequado para a realização de exames de rotina. “O ideal é que seja feito duas vezes ao ano, a cada seis meses, ou no mínimo uma vez ao ano. A depender da situação, caso o paciente tenha comorbidade, pode ser feito a cada três meses. Essa é uma avaliação que deve ser feita pelo médico, conforme a necessidade de cada paciente”, ressalta.

Gabriel alerta também para o benefício da realização regular de exames na prevenção de várias doenças, porque resulta em uma abordagem mais precisa por parte dos médicos. “Em muitas situações, identificar rapidamente uma anomalia pode significar uma cura eficaz ou um tratamento mais ágil”, diz.

Ele elenca entre os principais exames de rotina que devem ser feitos os laboratoriais com amostras de sangue, fezes e urina; a avaliação psicológica; o monitoramento de vacinas; os exames cardiológicos; os exames?respiratórios; os exames oftalmológicos; os exames de imagem para áreas diversas; os exames de mama e do colo de útero; e os exames urológicos.

O médico destaca também que nem sempre o corpo envia sinais de que não está tão bem quanto parece. “Muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso, a importância de fazer um acompanhamento constante”, finaliza. 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação