Prevenção e cuidados de higiene podem evitar doenças como leptospirose, hepatite A e diarreia

Prevenção e cuidados de higiene podem evitar doenças como leptospirose, hepatite A e diarreia (Foto: SES/SE)
O alerta para evitar essas doenças é sempre observar medidas de precaução. Isso porque nesse período chuvoso, o contato com água contaminada vinda de esgotos e bueiros é facilitado e com isso as pessoas ficam mais suscetíveis a infecções por fezes e urina de ratos. A coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Infecção Hospitalar do Huse (NESPIH), Iza Lobo, lembra que alguns cuidados são essenciais. “No caso da leptospirose, o ideal é usar sempre sapato fechado e não se expor áreas com água suja e empossada e lixo. Lavar as mãos e os alimentos também é muito importante. O ideal é ferver a água antes do consumo, seja para beber ou cozinhar”, explicou.
Tratamentos
O tratamento para leptospirose é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico. Os casos mais leves devem ser tratados em ambulatório e os mais graves precisam de internamento. A automedicação pode agravar a doença.
Para os casos de diarreia, o tratamento geralmente é caseiro, por ingestão de líquidos, para evitar a desidratação. O médico também poderá receitar alguma medicação. O soro caseiro é muito indicado para esses casos.
Já a hepatite A, não existe tratamento específico disponível. O próprio corpo se encarrega de libertar-se do vírus. Há formas para acelerar a cura. O tratamento, nesse caso, baseia-se no manejo dos sintomas causados pela doença.
Em havendo dúvidas ou sintomas recorrentes, a principal recomendação é buscar atendimento médico.