Dia Mundial da Trombose alerta para cuidados e prevenção da doença
Para difundir informações e alertar sobre a importância da prevenção, esta quinta-feira, 13 de outubro, é dedicada ao Dia Mundial da Trombose. A campanha é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa reduzir a incidência e as complicações provocadas pela doença, como a embolia pulmonar, que pode levar à morte.
Cirurgiã vascular Ana Karina Gonzaga - Foto: Ascom Unimed SE
“As principais complicações da trombose são a ocorrência de embolia pulmonar, que decorre da migração do trombo pela circulação sanguínea até chegar a obstruir a circulação do pulmão, podendo evoluir para o óbito. Há ainda as complicações locais, como a ulceração da pele, a insuficiência venosa crônica e edema assimétrico da perna”, detalha Ana Karina.
Os sintomas mais comuns da trombose são: dor no membro acometido, com incidência de 80% a 95% nos membros inferiores; inchaço local, que provoca assimetria; e alteração na coloração, que pode ficar avermelhada ou arroxeada. O diagnóstico deve ser realizado através do exame físico e, em casos suspeitos, pode ser necessária a realização de exames laboratoriais e de imagem.
A especialista ressalta que a prevenção é a melhor forma de reduzir os riscos das complicações provocadas pela trombose, realizando atividade física de forma regular, manter o peso corporal adequado, evitar o tabagismo e se hidratar frequentemente. Além disso, é importante evitar a imobilidade das pernas por tempo prolongado e o uso de contraceptivos hormonais estrogênicos sem prescrição ou acompanhamento médico. Quando recomendado pelo médico, é importante fazer o uso regular das meias elásticas de compressão.