Unidade Móvel Fique Sabendo realizou 192 testes rápidos durante o Movimento Solidário
Unidade Mvel Fique Sabendo realizou 192 testes rpidos durante o Movimento Solidrio (Foto: SES/SE)
A equipe do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (IST/SES) participou no último sábado, 16, do Movimento Solidário, uma iniciativa do Instituto GBarbosa, realizada no estacionamento do Hiper GBarbosa Norte, em Aracaju. Na ocasião, a população teve acesso a uma série de serviços, entre eles o Teste Rápido.
Durante todo o dia, a Unidade Móvel Fique Sabendo realizou 192 testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Desse total, dois foram reagentes para Aids, nove foram reagentes para a Sífilis, um para Hepatite B e um para Hepatite C. Além dos testes, também foram distribuídos materiais informativos, gel lubrificante e camisinhas masculinas e femininas.
Para Almir Santana, coordenador Estadual do Programa, “a ação teve um saldo positivo e atingiu um público que não tem fácil acesso ao teste. O interesse das pessoas nos chamou atenção. Havia muitas idosas fazendo o teste”.
Ao final, o Instituto Gbarbosa homenageou os parceiros do evento. “É um gesto de reconhecimento. Esse trabalho somente é possível de acontecer porque parceiros se somam à iniciativa, acreditando no trabalho que é realizado para beneficiar a comunidade”, contou Angélica Fonseca, diretora da empresa responsável pela organização do evento.