FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 21 de outubro de 2025
POR: Assessoria Rede Solidária de Mulheres
Fonte: Assessoria Rede Solidária de Mulheres
Em: 26/06/2023 às 08:17
Pub.: 26 de junho de 2023

Projeto Rede Solidária lança site de E-Commerce para fortalecimento do trabalho de mulheres sergipanas

Home do site - Imagem: Reprodução

Home do site - Imagem: Reprodução

Como mais uma estratégia de difundir o trabalho realizado por mulheres extrativistas, artesãs e rendeiras de, inicialmente, sete municípios sergipanos, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lançou o site para venda dos produtos no modelo E-Commerce.

O site de comercialização é um desejo antigo das mulheres que fazem parte do projeto e, desde 2022, vem sendo construído e pensado coletivamente. As participantes receberam formação teórica e técnica sobre o uso do site e são elas que gerenciam todas as etapas da venda da pluralidade de itens que produzem.

“Nós participamos de algumas formações e, em uma delas, foi definido que eu seria umas das responsáveis pela administração do site. Mas, todas nós compartilhamos do mesmo conhecimento para que uma pudesse ajudar a outra quando necessário. Durante a formação, aprendemos sobre o site, a cadastrar e precificar produtos de acordo com as políticas de entrega e outras funções que vão contribuir para que a gente faça um bom gerenciamento”, declarou Ariele de Jesus Silva, rendeira da Associação de Rendeiras Independentes de Divina Pastora.

Construção do site
O site possui um layout simples e de fácil navegação, onde as pessoas podem escolher os produtos por categorias (alimentos e artesanais), contratar serviços de Turismo de Base Comunitária para as áreas de atuação do Projeto e se inscrever no newsletter para receber as novidades e promoções. Todas as funções disponíveis foram construídas coletivamente com as mulheres, pensando nas possibilidades de cada uma em contribuir com o gerenciamento do site.

“A plataforma é resultante de um processo iniciado em 2022, construído coletivamente pelas mulheres que integram o Projeto Rede. A Infonet é a nossa parceira há muito tempo e contribuiu com atividades de formação para o gerenciamento e o desenvolvimento do site. O e-commerce da Rede Solidária de Mulheres busca potencializar a distribuição dos trabalhos artesanais feitos por mulheres criativas e competentes, valorizando a nossa gente e os nossos saberes e fazeres. É também uma oportunidade para que consumidores de Sergipe e de todo o país possam fortalecer um comércio justo, impulsionador da autonomia das mulheres”, pontuou a jornalista Rita Simone, que participou do processo de construção e formação para o site.

Para a coordenadora do Projeto Rede Solidária, Mirsa Barreto, o E-Commerce surgiu como um desafio, mas que foi acolhido pelas mulheres do Projeto de forma coletiva. “Sabemos que as mulheres exercem diversas atividades para além do Projeto, cada uma tem sua particularidade e sua realidade de responsabilidades no dia-a-dia. Quando apresentamos a proposta do E-Commerce, ficou evidente que elas fariam tudo para dar certo. O papel do Projeto Rede Solidária é esse de construir a autonomia das mulheres e ficamos realizadas vendo elas dando conta de qualquer desafio unidas e com muita garra”, destacou Mirsa Barreto.

Como acessar o site
O endereço direto para o site E-Commerce é o rede-solidaria-de-mulheres.lojaintegrada.com.br, mas você também encontra o link no site do Projeto Rede (redesolidariademulheres.com.br) ou através do link na bio do Instagram (@redesolidariademulheres).

Dentro da plataforma, são encontradas peças de Renda Irlandesa de Divina Pastora, produtos feitos com a palha do Ouricuri das mulheres de Alagamar (Pirambu), alimentos e artesanatos feitos pelas mulheres de Carmópolis e os já tradicionais produtos das Catadoras de Mangaba das mulheres de Estância, Indiaroba, Japaratuba e Barra dos Coqueiros.


Notícias Indicadas

VÍDEO: Passageira e condutor morrem após carro atropelar motocicleta em Itabaiana

Motorista de caminhão morre após veículo capotar na BR-101em Estância

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação