Palestra para colaboradores do Cencosud aborda importância da doação de sangue
Atividade reune cerca de trinta colaboradoresO Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) promoveu no início da semana uma palestra sobre a importância da doação de sangue para colaboradores do Grupo Cencosud. A atividade, com cerca de 30 funcionários, foi coordenada pela equipe da empresa, ‘Você em Ação – Serviços Financeiros’, e teve como finalidade estimular o ato regular da doação através da promoção do exercício da cidadania.
Atividade reune cerca de trinta colaboradores (Foto: SES/SE)
A palestrante do Hemocentro, Sandra Medeiros Pantaleão, abordou a importância social de ser um doador frequente de sangue. Ela também detalhou as condições necessárias para doar e como funciona o processo no Hemose, desde o cadastro até a coleta de sangue. “A doação ultrapassa a solidariedade, é uma questão de responsabilidade social”, ressaltou.
Na ocasião, a assistente social destacou a necessidade diária de sangue para abastecer os estoques e assegurar a manutenção do atendimento da rede hospitalar do Estado. Nesse quesito, a profissional lembrou que o sangue coletado e processado no Hemose atende a pacientes oncológicos, cirurgias cardíacas e ortopédicas, recé-nascidos (RN), além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo da Anemia Falciforme.
“É um procedimento simples, rápido e seguro. O benefício está na satisfação em ajudar o próximo, já que o ato prestado por um doador pode salvar de três a quatro vidas. Essa é uma iniciativa que não traz prejuízos para quem doa”, frisou Sandra.
De acordo com Evilly, da equipe ‘Você em Ação’, com a realização da atividade a instituição busca a integração dos colaboradores. “Promovemos duas ações ao ano, e a doação de sangue foi o tema escolhido para trabalharmos com os colegas, informando como funciona o serviço e esclarecendo as dúvidas sobre a doação”, informou.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado e portar documento de identificação com foto. Também é necessário ter mais de 50 kg e não ter contraído Doença de Chagas, Hepatite, entre outras. Mulheres gestantes ou que estejam amamentando não podem doar por um período de um ano.
Agendamento
O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, o as informações podem ser passadas através dos telefones da unidade: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.