Em 15 dias, aplicativo Disque Denúncia SE alcança a marca de 899 usuários cadastrados
O aplicativo Disque Denúncia SE lançado pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, no último dia 12, fechou nesta quarta-feira, 27, a marca de 899 usuários cadastrados. Como resultado, diariamente são realizadas pela população, cerca de cinco denúncias, de forma interativa, rápida e discreta.
Em 15 dias, aplicativo Disque Denúncia SE alcança a marca de 899 usuários cadastrados (Foto: SSP/SE)
De acordo com o coordenador do Disque Denúncia, Wellington Xavieir , o número não corresponde exatamente à quantidade de protocolos gerados pelo aplicativo. "Dos 338 existentes, apenas 77 referiam-se a crimes de competência da Polícia Civil. Desse número, um total de 20,78% foi encaminhado à unidade responsável, outros 25,97% foram descartadas e 53,25% ainda aguardam análise, por conta do aumento na demanda", destaca.
As denúncias são descartadas quando a descrição não aponta um denunciado especificamente. Alguém informar que na praça de tal localidade ocorre tráfico de drogas, é um exemplo de denúncia sem autoria do delinquente. Elas correspondem a um percentual de mais de 70% e não auxiliam a Polícia Judiciária no procedimento investigativo.
Wellington ainda destaca que uma das ferramentas do aplicativo que vem sendo bastante utilizada pelos usuários ativos é a localização da denúncia por meio de mapa. Cerca de 48,5% dos denunciantes digitou o endereço do denunciado em um campo, onde o exato local foi apontado em um mapa.
Como nenhum registro do celular do denunciante fica armazenado no sistema 181, o sigilo permanece garantido.