Crédito Imobiliário Limitações e Entrada Maior- SBPE - Caixa - Financiamento
Caixa Econômica Federal exigirá uma maior entrada dos compradores, o imóvel deverá ser avaliado em até R$ 1.5 milhão, não poderá ter outro financiamento ativo.
Anne & Carlos Imóveis - Foto: Divulgação
Como já falamos por aqui, a Caixa implementou novas regras e atualizou a quota máxima de financiamento, o que fará agora com que os compradores tenham que ter uma entrada maior, no SBPE:
- Nova entrada de 30% na tabela Sac
- Nova entrada de 50% na tabela Price
Estava previsto as alterações para iniciar a partir do dia 21 de Outubro de 2024, porém, essa data sofreu alterações também para o dia 31 de Outubro de 2024 (o que é importante para quem já está com processo em andamento, pois, ainda haverá um tempo maior para que você continue seu financiamento sem sofrer os impactos dessas alterações), isso, se conseguirem o recurso nesse prazo!
Uma outra alteração/limitação que a Caixa está exigindo agora é que o valor de garantia do imóvel seja de até 1.5 milhão, ou seja, se o imóvel for avaliado em um valor maior que esse, não será permitido no SBPE da Caixa Econômica Federal. Aqui estamos falando não do valor do imóvel (valor do financiamento) e sim da garantia (avaliação da Caixa), se atente a essa nova condição.
Muito se questiona o motivo dessas mudanças, mas observamos que a Caixa está passando por muitos problemas com falta de recursos, essas mudanças com certeza afetaram os clientes que já estavam com seu planejamento organizado, mas devido ao fato de estarmos lutando por reserva para darmos continuidade nos financiamentos, precisaremos nos adaptar ao novo formato da Caixa.
Não se desespere, para tudo tem solução! Então se você não tem essa entrada, existem possibilidades que devemos levar em consideração: analisar outros bancos, por exemplo, você sabia que existem bancos que financiam até 90%? Cada perfil, cada cliente, precisará de uma análise específica para podermos orientamos o melhor para cada caso.
Uma dica extra da gente é: converse com os vendedores e corretores para que ninguém saia prejudicado, com essa falta de recursos que estamos passando na Caixa, está acontecendo muitos atrasos nos processos de financiamento, o que pode acarretar em multa para o comprador, verifique se existe cláusula de força maior/caso fortuito em seu contrato (por isso sempre digo, ter um contrato realizado por um corretor de imóveis, que é o profissional apto para isso, é de grande importância e pode evitar atritos)
Nesse cenário em que estamos passando, estamos orientando aos vendedores, que priorizem receber o valor da venda pela Caixa, é um ciclo, a Caixa precisa de dinheiro para gerar dinheiro e continuar a girar o ciclo do financiamento!
Ainda existe mais uma observação importante que a Caixa Econômica Federal alterou, antigamente você poderia financiar um imóvel mesmo tendo outro financiamento ativo desde que a renda comportasse, em meio a essas alterações que a Caixa está fazendo, não será mais possível essa possibilidade: caso pretenda fazer um “novo” financiamento no Sbpe - não poderá ter financiamento ativo na Caixa Econômica Federal, ou seja precisará encerrar o que está ativo para realizar outro financiamento.
Observamos que muitas pessoas ficaram na dúvida se isso se aplicaria aos outros bancos, até o momento, não, essas alterações são somente para a Caixa Econômica Federal, logo, se for em outro banco pode financiar mesmo tendo financiamento ativo, mas se for na Caixa Econômica Federal não.
Para saber mais, acompanhe nossa página e sigam-nos no instagram: https://www.instagram.com/anneecarlosimoveis
Confira nosso catálogo de imóveis em: https://www.fecho.com.br/anne-carlos-imoveis
Entre em contato para mais informações ou agendar uma visita! ?
Seu lar. Sua casa. Nossa missão! ??
Anne Caroline CRECI 6560 PF
Carlos Brito CRECI 6562 PF